Acusação diz que abusos foram orquestrados para favorecer Siqueira e senadores

Para Solano Donato o parecer da PGE deixou claro que os senadores João Ribeiro e Vicentinho Alves cometeram ilícitos eleitorais que desequilibraram as eleições 2010

Solano Donato
Descrição: Solano Donato Crédito: Arquivo

Após a emissão do parecer da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) favorável a cassação dos mandatos dos senadores João Ribeiro e Vicentinho Alves, ambos do Partido da República (PR), o advogado de Paulo Mourão (PT), Solano Donato, apontou que os abusos no programa Primeira Mão de Araguaína foram orquestrados para favorecer os senadores e o governador Siqueira Campos (PSDB) nas eleições de 2010. Donato aponta que o parecer da PGE destaca outros vários abusos e ilícitos eleitorais nas eleições, porém sem ênfase.

Mourão é autor do Recurso Contra Expedição do Diploma (RCED) nº 263109 que teve emissão, nesta quarta-feira, 24, de parecer da PGE favorável à cassação dos diplomas de Ribeiro e Vicentinho. Para a PGE, os senadores cometeram ilícito eleitoral com o desvirtuamento de propaganda partidária, propaganda eleitoral extemporânea.

"Os abusos na TV foram orquestrados para favorecer a campanha do Siqueira Campos. Isso é alegado no RCED do Siqueira também e o parecer confirma isso”, declarou Solano Donato. Para o advogado, o julgamento deve ser rápido. Se for julgado procedente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mourão deve assumir o mandato que ainda tem cerca 5 anos e seis meses.

Propaganda

“O João Ribeiro ia pessoalmente fazer propaganda partidária para se beneficiar como político e candidato e ao mesmo tempo lançava o Siqueira como candidato ao governo”, afirma Donato.

Televisão

O RCED contra os senadores tem algumas semelhanças com a Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 1433.34 que tramita no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) pedindo a cassação do mandato do governador Siqueira Campos (PSDB) e do vice-governador João Oliveira além da inelegibilidade dos dois e do filho do governador, secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos (PSDB) e do apresentador de TV, Vanderlan Gomes. O programa Primeira Mão apresentado por Gomes figura nos dois processos como um dos abusos nas eleições 2010.

Eduardo Siqueira Campos era diretor-presidente da TV Girassol que veiculava o programa Primeira Mão apresentado por Wanderlan Gomes em Araguaína. O programa é citado nos RCEDs contra os dois senadores, o governador Siqueira Campos (PSDB) e seu vice, João Oliveira como fator determinante para desequilibrar as eleições em 2010. O Primeira Mão é acusado de favorecer a campanha de Siqueira e dos senadores e fazer acusações contra o ex-governador Carlos Gaguim (PMDB), à época candidato a reeleição.  

Leia mais sobre o assunto:

PGE emite parecer pela cassação de Vicentinho e João Ribeiro: senador comenta

 

 

 

Comentários (0)