Aleto solicita programas de combate à exploração sexual e de saúde mental em escolas

Programas de combate à exploração sexual infantil e de saúde mental foram solicitados durante sessão desta terça-feira, 12.

Crédito: Silvio Santos

Foram aprovados na sessão vespertina desta terça-feira, 12, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), requerimentos com solicitações de obras e programas em escolas estaduais que visam beneficiar estudantes do Tocantins. A deputada Janad Valcari (PL) é autora de dois requerimentos que solicitam a implantação do Programa de combate aos crimes de Exploração Sexual Infantil e do Plano de Saúde Mental.

 

O programa de enfrentamento dos crimes de exploração sexual nas escolas estaduais visa implementar medidas preventivas, métodos de detecção e ações de combate a situações de abuso e exploração sexual infantil.

 

Janad sugere, entre outras ações para esse programa, a capacitação dos profissionais da educação, a criação de uma rede de apoio e campanhas educativas, como parte do plano de estratégias para garantir um ambiente seguro e acolhedor para as crianças e adolescentes nas escolas.

 

Já o Plano de Saúde Mental direcionado para estudantes da Rede de Ensino Público Estadual visa inserir nas unidades escolares profissionais de saúde mental para auxiliar no monitoramento da evolução do aprendizado e diagnosticar sinais que indicam transtornos mentais. A ideia é fazer o encaminhamento dos alunos com essas condições para tratamentos adequados com profissionais da Saúde.

 

Reforma de escolas

 

O plenário aprovou os requerimentos do deputado Nilton Franco (Republicanos) com solicitações de reformas de três colégios estaduais em Paraísodo Tocantins, nos colégios Amâncio de Moraes, José Nézio Ramos e Idalina de Paula. A reforma do prédio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em Barrolândia também foi sugerido pelo deputado.

 

Já o deputado Vilmar de Oliveira (SD) solicitou a construção de uma sala de aula na Escola Estadual Indigena Kupsinã, na Aldeia Buritizal, em Tocantínia.

Comentários (0)