Amastha anuncia subprefeitura na região sul e agência reguladora de água e luz

Em entrevista coletiva, o prefeito de Palmas disse que os servidores demitidos no final de 2016 não serão recontratados para que o quadro não ultrapasse a LRF e "coloque em risco o futuro da cidade"

Em coletiva, Amastha anuncia mudanças administrativas
Descrição: Em coletiva, Amastha anuncia mudanças administrativas Crédito: Divulgação

Prefeito Carlos Amastha anunciou na manhã desta terça-feira, 24, três grandes mudanças importantes neste mandato. Dentre elas, a criação de uma subprefeitura na região sul de Palmas, a criação de uma agência de controle das concessionárias como água e energia, por exemplo, além da criação da estrutura do Instituto 20 de maio.

 

Em coletiva a imprensa nesta manhã o prefeito justificou a criação de uma subprefeitura na região sul da cidade, que deverá ser instalada no local do Resolve Palmas, mas Amastha não adiantou quem ficará a frente da estrutura. “O shopping da cidadania era um lixo e não resolvia nada. Agora a população terá mais de 220 serviços prestados na subprefeitura. Um quarto do orçamento da infraestrutura está indo para lá sem custo para a população”, detalhou.

 

Em janeiro de 2013, em seu primeiro mandato, Amastha havia anunciado a criação de uma subprefeitura, mas recuou da decisão. “Naquela época a prefeitura de Palmas não tinha nenhum sistema, nem instrumentos de gestão para prestar um atendimento de excelência à população”, relembrou.

 

Amastha também explicou o porquê da criação de uma Agência de Controle dos serviços concessionados, até então regulados pelo Estado. “Eu trouxe essa proposta ainda no 1º mandato, mas foi barrado na Câmara. Agora eu conto com o apoio dessa legislatura que já tem 95% de chance de aprovar a criação dessa agência”. Se aprovada a criação desta agência os serviços de água e energia elétrica, bem como qualquer aumento poderão ser cobrados da prefeitura. “Palmas não tinha controle dos serviços concessionados, e nós temos condições de organizar e fazer o controle de custos” acrescentou o gestor.

 

A terceira novidade anunciada foi que a partir de agora o Instituto Vinte de Maio (IVM) será ligado ao gabinete do prefeito. O instituto é uma escola de governo da cidade responsável por realizar cursos de qualificação aos servidores municipais para aperfeiçoamento do desempenho das suas funções.

 

Demitidos não serão recontratados

Na oportunidade, Amastha adiantou à imprensa que em fevereiro a folha volta ao valor de outubro que havia sido reduzida devido ao período eleitoral, mas já esclareceu que os demitidos não serão recontratados. “Infelizmente, não poderemos recontratar o pessoal que foi demitido. Estamos com o quadro no tamanho ideal para o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), não podemos desrespeitar e colocar em risco o futuro da cidade” esclareceu.

 

Dependendo do legislativo

O prefeito pontou que está aguardando o fechamento das articulações políticas na Câmara Municipal de Palmas para bater o martelo a respeito de algumas decisões. “Na quinta-feira, 26, vence o prazo para as indicações das comissões, e acredito que até sexta os vereadores estarão votando os tão esperados projetos de lei” comentou.

 

Finalização do asfalto das quadras

Ainda em entrevista Amastha revelou que a prefeitura está aguardando para o dia 31 deste mês a visita técnica da CAF que poderá financiar a última etapa de pavimentação das quadras de Palmas. “Estamos nos preparando para recebê-los, pois todas as grandes obras de pavimentação asfáltica estão neste projeto. Vamos finalizar o Taquari, 508 Norte, 408 Norte, 802 Norte, Aureny III, dentre outras”.

 

Palmas Shoes

Prefeito e idealizadores do evento anunciaram a 3ª edição do Palmas Shoes que será realizada no Centro de Convenções de Palmas de 8 a 12 de fevereiro. O prefeito destacou que a feira impulsiona o mercado de Palmas e tem trazidos bons retornos de movimentação financeira para todos os envolvidos. “As edições anteriores foram um sucesso. Nossa movimentação financeira foi 10 vezes superior a que é realizada em Goiânia e neste ano a expectativa é de que seja maior ainda” comemorou.

Comentários (0)