Ao assumir, Sandoval quer divulgar trabalhos e levar Casa para percorrer Estado

O eleito informou que ue a transição está ocorrendo sem problemas devido a boa relação que ele tem com o presidente Raimundo Moreira e que tem muitos projetos para a Casa.

O presidente eleito da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Sandoval Cardoso (PSD), que comanda atualmente a Secretaria das Cidades do Estado, informou na tarde desta terça-feira, 15, que vai deixar a Pasta somente no dia 30 para assumir a presidência da Casa de Leis. Segundo o deputado, o prazo para voltar para a Assembleia Legislativa é regimental.

 

“Nós temos alguns projetos para serem concluídos e como o regimento da Assembleia diz que o prazo é de até um dia antes da posse e a Casa está de recesso, eu pretendo usá-lo para concluir os projetos”, informou.

 

O deputado deixou a AL para assumir a Pasta no lugar de Ronaldo Dimas, que pediu exoneração do cargo para concorrer à Prefeitura de Araguaína. Segundo já anunciado pelo Governo do Estado, haverá uma junção da Pasta com a Secretaria da Habitação, as duas, passarão a ser apenas uma, logo que a reforma administrativa for concluída.


Prioridades na Casa

Na oportunidade, o deputado informou que o trabalho e a honestidade serão o carro chefe de sua gestão na Casa. De acordo com o deputado, ele pretende criar o projeto Assembleia Participativa, que percorrerá o Estado participando dos grande eventos e acompanhando as obras do governo.

 

"Nós queremos que a Assembleia se torne mais conhecida, que o trabalho da Casa seja divulgado e para isso nós vamos criar  a Assembleia Itinerante, vamos participar dos grandes eventos, visitar as obras do Estado e vamos usar a TV Assembleia, que será inaugurada no dia 1º, para fazer essa aproximação da Casa com a comunidade, queremos está mais perto da impresa, divulgar o nosso trabalho, mas temos muitas outras prioridades", informou.



Sobre a situação atual da Casa e se já tem um diagnóstico de como irá encontrar as contas do órgão, o deputado disse que a transição está ocorrendo sem problemas devido a boa relação que ele tem com o presidente Raimundo Moreira. "A Assembleia trabalha com um orçamento anual e quanto a isso não teremos problemas, todas as contas estão em dias, até porque no ano passado, o presidente devolveu dinheiro para o Estado, então essa é uma situação bem tranquila. Também estamos deixando o presidente concluir o mandato dele sem nenhum tipo de pressão", declarou o deputado.  


Junção de pastas

Sobre a junção da Pasta que ainda ocupa (
Secretaria das Cidades + Secretaria da Habitação), Sandoval disse que não foi consultado pelo governador, mas que achou sábia a ideia. “Acho que eu nem tinha que ser consultado sobre isso, pois o governador é quem decide, mas no meu entendimento, essa decisão é muito sábia, pois foi criada uma secretaria que não existia e isso proporcionou a aquisição de recursos para o Estado e que agora esses recursos podem ser aplicados juntamente com a secretaria da Habitação. Lembrando que essa decisão também irá enxugar a máquina pública”, destacou.


Sem recomendações

Questionado se o governador Siqueira Campos havia feito alguma recomendação em relação ao sua gestão na AL, Cardoso disse que não. “Minha relação com o governador Siqueira Campos é muito boa, mesmo sendo eleito pela base do governo, ele não fez nenhuma recomendação, mas acho que pelo respeito que ele tem pela Assembleia, o desejo do coração dele é que a gente faça uma boa gestão, pois a Assembleia não é dos deputados, mas do povo”, disse.

 

Eleições    

Cardoso foi eleito, por 20 votos contra 2 para seu concorrente, José Bonifácio (PR). Não votaram os deputados estaduais Freire Júnior (PSDB), que não compareceu à sessão, e Amélio Cayres (PR), que chegou atrasado para a votação. O deputado Iderval Silva (PMDB) marcou equivocadamente a cédula de votação.


Mesa Diretora

Da mesma forma, a chapa única, registrada para concorrer as outras seis vagas, foi eleita por 23 votos a 0. A nova mesa diretora da Casa será composta, além do presidente Sandoval Cardoso, pelo primeiro vice-presidente Osires Damaso (DEM), pelo segundo vice-presidente Eduardo do Dertins (PPS), pelo primeiro secretário José Geraldo (PTB), pelo segundo secretário Toinho Andrade (PSD), pelo terceiro secretário Iderval Silva (PMDB) e pela quarta secretária Josi Nunes (PMDB).

 

Comentários (0)