No período de recesso na Assembleia Legislativa (AL), que vai até a primeira terça-feira do mês de fevereiro, alguns deputados estaduais já se organizam em suas bases e visitam municípios de olho nas eleições de 2014.
Um levantamento feito pelo T1 Notícias mostra que das 24 vagas na Assembleia Legislativa, no mínimo quatro já estariam liberadas para o próximo ano, já que os deputados ocupantes das mesmas já adiantaram que não pretendem concorrer à reeleição, mas ao pleito de deputado federal. Seriam as vagas dos deputados Freire Júnior (PV), Josi Nunes (PMDB), Sargento Aragão (Pros), José Geraldo (PTB).
Trabalhando em sua pré-candidatura o deputado Freire Junior confirmou ao T1 Notícias seu interesse na manhã desta segunda-feira, 13. “Tenho interesse em sair para deputado federal. O trabalho que estou fazendo agora é de visitas às bases, é um trabalho mais pessoal em diversas cidades do interior”, adiantou o deputado.
A deputada estadual Josi Nunes também confirmou ao T1 Notícias na manhã desta segunda, que a princípio, disputará em 2014 uma vaga para a Câmara dos Deputados. Ela ressaltou que acontece neste momento um trabalho de organização do PMDB, que no ano passado sofreu um enorme desgaste interno. “Também estou estimulando candidaturas para deputado estadual. Na região Sul, por exemplo, temos o Quita Maciel (PMDB), temos também a Roberta Castro (PMDB) de porto Nacional que já foi vereadora na cidade. O vereador da Capital Valdemar Júnior (PSD) também se organiza para sair como deputado estadual”, completou.
Já o deputado estadual Sargento Aragão garantiu apenas ao T1 Notícias que não será candidato à reeleição. “Todas as outras possibilidades estão em aberto, mas a de deputado federal é a mais certa neste primeiro momento”, disse o deputado em entrevista ao Portal nesta manhã.
A reportagem não conseguiu falar com José Geraldo, contudo nos bastidores a sua candidatura à Câmara dos Deputados já é dada como certa.
Outras pretensões
O presidente da AL, Sandoval Cardoso, em uma matéria divulgada pelo T1 Notícias demonstrou interesse no Senado Federal, mas garantiu naquele momento que preferiria a reeleição a ser candidato a uma das vagas da Câmara dos Deputados. Nos bastidores, ele também é cotado para sair candidato a vice-governador da possível candidatura do ex-secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos (PTB), ao Governo do Estado.
Outro deputado que também já afirmou pretender alçar novos voos é Marcelo Lelis do PV, que já afirmou anteriormente na mídia que seu nome está à disposição do seu partido para disputar até mesmo um cargo no Executivo do Estado nas próximas eleições.
Sem afastamento
De acordo com o apurado pelo T1 Notícias, não é necessário o afastamento do cargo no Legislativo para se disputar uma eleição. “Já quem está em cargos como de chefe do Executivo (governador/prefeito) ou como secretário de estado obrigatoriamente precisa se desvincular”, ressaltou o deputado Freire Junior ao explicar a situação.
Comentários (0)