Após 4 anos, Coletivo SOMOS conquista vaga na Câmara de Palmas e lugar na história

Eleito neste domingo, com 1.537 votos, o SOMOS assegura seu lugar na história política do estado por ser o primeiro a conquistar um mandato coletivo; eleita suplente, Roberta Tum comenta vitória

Crédito: Divulgação

Após quatro anos e três campanhas, o Coletivo SOMOS ocupará uma das 23 cadeiras da Câmara Municipal de Palmas. Eleito neste domingo, com 1.537 votos, o SOMOS assegura seu lugar na história política do estado por ser o primeiro a conquistar um mandato coletivo. Formado pela administradora Thamires Lima, que foi a porta-voz do grupo nas urnas, pelo jornalista e doutorando em Ciências do Ambiente Eduardo Azevedo, pela assistente social Elba Bruno, pela protetora animal Luciely Oliveira, pela professora Natália Pimenta, pelo servidor público federal Alexandre Peara, e pelo advogado Ayrton Lopes, o SOMOS iniciou sua trajetória em 2020, quando alcançou a segunda suplência no pleito daquele ano.

 

Com o resultado final das eleições 2024, o Coletivo SOMOS superou nomes de peso da política local, como os vereadores em mandato Laudecy Coimbra (1.515 votos), Jucelino (1.414), Eudes Assis (1.414), Sargento Júnior Brasão (1.374), Major Negreiros (1.344), Solange Duailibe (1.305), Nego (1.096) e Lacerda do Gás (959). Todos eles ficaram na suplência e não conseguiram a reeleição.

 

O Coletivo SOMOS também se destacou por ser o único mandato de um partido de esquerda a garantir uma vaga na maior cidade do Tocantins. O grupo será uma das vozes progressistas na Câmara de Palmas, representando diferentes frentes de atuação social e política.

 

Muitos duvidaram

 

Em suas considerações sobre a vitória do SOMOS, Thamires Lima recorda que, em 2020, quando o Coletivo foi criado, muitos duvidaram de que desse certo, mas que as urnas deste domingo, 6, comprovaram que o SOMOS é mais que uma ideia, era uma semente. "As urnas provaram que o SOMOS era mais do que uma ideia – era uma semente. Desde então, cuidamos dessa semente com dedicação, e agora, em 2024, essa árvore deu frutos fortes e abundantes. Ainda estamos absorvendo o feito de sermos o primeiro mandato coletivo da história e de representarmos a maior cidade do Tocantins como vereadores e vereadoras. Mas de uma coisa temos certeza: fizemos história”, disse Thamires. 

 

Alexandre Peara, por sua vez, disse que agora é o momento reunir todos que os acompanharam na caminhada. "É hora de agradecer aos apoios recebidos, e conversar nossos apoiadores, com nosso candidato Júnior Geo e com a nossa prefeita Cinthia Ribeiro. Sobre o segundo turno, uma coisa é certa: vamos manter nossa posição firme, nossa coragem e continuar trabalhando para derrotar Janad Valcari. Ela já saiu enfraquecida no primeiro turno, e no segundo vai sentir o peso da derrota”, decretou Peara. 

 

Suplência

Candidata pelo PCdoB, a jornalista Roberta Tum comentou a conquista do Coletivo SOMOS e informou que convocou uma reunião para esta segunda-feira, 7, para definir a posição do partido e que nesta terça-feira, 8, junto com os demais partidos que compõe a Federação Brasil da Esperança , o PT e o PV, fecharão questão quanto ao 2º turno das eleições em 27 de outubro. 

 

 

Sobre a eleição do Coletivo SOMOS, Roberta Tum, que ficou na suplência, com 540 votos, disse que a conquista é de todos. Com essa chapa  de 12 candidatos ajudamos a construir um mandato Popular Democrático, que é o Mandato do SOMOS. Há três eleições, o SOMOS vem disputando a preferência do eleitor e agora chega à Câmara de Palmas", disse Roberta ao recordar que o Coletivo já participou das eleições para a Câmara Federal, Assembleia Legislativa e Câmara de Palmas. 

 

Além de Roberta, estão na suplência Solangue Duailibe, Cristian Ribas e Simone Brito. 

Comentários (0)