Após acordo, vereadores elegem Marilon Barbosa e base fica com duas secretarias

Vandim do Povo foi eleito vice-presidente, Etinho Nordeste assumirá a 1ª Secretaria, Gerson Alves estará à frente da 2ª Secretaria e Júnior Geo foi eleito terceiro secretário

Marilon Barbosa é eleito novo presidente da Câmara
Descrição: Marilon Barbosa é eleito novo presidente da Câmara Crédito: T1 Notícias

Nas últimas 24 horas foram intensas as conversações entre os vereadores da Capital sobre a eleição da presidência e mesa diretora da Câmara Municipal de Palmas para o biênio 2019/2020. Na manhã desta quinta-feira, 28, os parlamentares se reuniram em sessão extraordinária, presidida pelo atual presidente Folha Filho, e elegeram com 19 votos a favor o vereador Marilon Barbosa como o novo presidente da Casa, que será empossado no cargo em cerimônia no dia 1º de janeiro de 2019. 

 

Conforme antecipado pelo T1, o nome do vereador Etinho Nordeste chegou a ser cogitado para disputar o comando da Câmara, mas após um acordo entre os parlamentares, Etinho abriu mão da disputa e compôs com a chapa de Marilon, única a disputar a presidência, assumindo a 1ª Secretaria, e tendo Gerson Alves à frente da 2ª Secretaria, sendo ambos da base da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, na Câmara. Vandim do Povo foi eleito vice-presidente com 18 votos a favor e um em branco, e Júnior Geo foi escolhido o terceiro secretário.

 

Sobre a desistência em disputar a eleição, Etinho Nordeste informou ao T1, após a apuração, que sua escolha busca garantir a harmonia entre a Câmara e a gestão de Palmas. “A partir do momento que eu vi que a disputa estava muito acirrada e eu não tinha a certeza de uma eleição e a gente estava colocando a gestão do município em cheque, em uma discussão maior em uma divergência com o governo do Estado, eu achei que o momento era de recuar. Até porque eu não tenho uma missão, eu não tenho a presidência da Casa como tudo na minha vida, o que eu tenho é a responsabilidade como legislador do município em manter essa casa em harmonia com a gestão do nosso município, para que as coisas aconteçam com transparência e respeito à nossa sociedade”.

 

Votação secreta

 

A votação foi secreta e os votos depositados em uma urna de madeira no plenário. O vereador Thiago Andrino, que está de licença médica após recente acidente de trânsito no qual foi ferido, esteve presente nesta sessão e também votou no pleito. Logo após a apuração dos votos, Folha fez um rápido pronunciamento, desejando "saúde e paz para o nosso novo presidente e muito discernimento para reger essa Casa". Andrino, Gerson e Etinho também fizeram uso da palavra, justificando seus votos.

 

Marilon agradeceu aos vereadores e destacou a parceria com Etinho Nordeste. “Faltam palavras para agradecer. A palavra gratidão significa ordem divina, pelo ato de grandeza do vereador Etinho de renunciar sua candidatura para fazermos desse parlamento uma unanimidade. A vida nos proporciona dar dois passos atrás para dar 10 à frente amanhã. Quantas vezes já cheguei a fazer isso e hoje estou vivendo esse momento aqui que os vereadores me proporcionaram”, disse Marilon.

 

Presente na Casa, Cinthia Ribeiro comentou o resultado da eleição. "Temos uma responsabilidade muito grande. Espero que essa Casa se prontifique a cada dia mais e que esse momento de democracia, acima de tudo, seja motivador do compromisso político e social para com a nossa cidade. Vocês fizeram uma marca história para o nosso município e o Tocantins. Hoje é dia de festa!", disse Cinthia.

 

Entenda

 

A mesa diretora da Casa de Leis é responsável pela condução dos processos legislativos. Em Palmas, o colegiado é composto por cinco parlamentares sendo um presidente, um vice-presidente e três secretários. A cada dois anos a mesa é eleita pelos 19 vereadores, em votação secreta, com a maioria absoluta dos votos.

Comentários (0)