Após invasão ao gabinete de Luana, Gutierres diz que foi autorizado pela presidência

Confusão ocorreu nesta quarta-feira, 18, e foi explanada pela deputada Luana Ribeiro, que acusa o deputado eleito de invadir seu gabinete na Assembleia e modificar o local.

Crédito: Montagem/T1 Notícias

Após invadir o gabinete da deputada estadual Luana Ribeiro (PCdoB) na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) nesta quarta-feira, 18, situação explanada por ela em nota e em vídeo divulgado em suas redes sociais, o deputado eleito Gutierres Torquatto (PDT), cuja posse está marcada para 1º de fevereiro, disse em nota encaminhada ao T1 Notícias que foi autorizado pela presidência da Casa a utilizar o local. A deputada cumpre mandato até o dia 31 de janeiro.

 

Em nota encaminhada pela assessoria, Gutierres Torquato disse que em outubro de 2022 foi encaminhado um ofício à diretoria da AL solicitando o uso do gabinete da deputada. "A solicitação seguiu todos os trâmites legais orientados pela Casa de Leis tocantinense e foi informado que o pedido havia sido deferido. Na manhã desta quarta-feira, 18, foi comunicado ao Deputado que os pertences pessoais da mesma já haviam sido retirados e que o deputado Gutierres Torquato poderia iniciar o processo de organização do gabinete, como já tem sido feito por outros deputados da casa", destacou.

 

A confusão teria começado quando a equipe de Luana Ribeiro estava trabalhando e Gutierres chegou com apoiadores, pedindo para que os funcionários da deputada se retirassem. "O deputado eleito trancou-se com seus apoiadores no gabinete e não o desocupou até a chegada e intervenção da deputada Luana, que educadamente pediu que ele desocupasse o espaço, respeitasse o trabalho da sua equipe e a finalização do seu mandato. Fotos e objetos foram alocados em móveis de patrimônio particular da parlamentar", afirma a parlamentar.

 

Para Luana, a atitude foi "carregada de machismo, misoginia e desrespeito à autoridade pública. O seu gabinete não recebeu nenhum documento prévio, que comunicasse a ocupação, seja por telefone, e-mail ou método similar. Luana cobra da presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins explicações sobre o ocorrido, já que a Casa de Leis não comunicou oficialmente a sua equipe e até o dia 31 de janeiro todos estão nomeados e precisam cumprir expediente de trabalho na Assembleia Legislativa do Tocantins".

 

Confira a nota da deputada Luana Ribeiro na íntegra:

 

A deputada estadual Luana Ribeiro informa que na manhã desta quarta-feira, 18, a sua equipe de trabalho que cumpria expediente na Assembleia Legislativa do Tocantins, foi supreendida por ação do deputado eleito e ainda não empossado, Gutierres Torquatto, que ocupou ao lado de seus apoiadores, o espaço do seu gabinete. 

 

A equipe da parlamentar que estava cumprindo jornada de trabalho  tentou dialogar com o deputado eleito que não respeitou o ambiente de trabalho dos servidores, coagindo a equipe para que desocupasse o gabinete. O deputado eleito trancou-se com seus apoiadores no gabinete e não o desocupou até à chegada e intervenção da deputada Luana, que educadamente pediu que ele desocupasse o espaço, respeitasse o trabalho da sua equipe e a finalização do seu mandato. Fotos e objetos foram alocados em móveis de patrimônio particular da parlamentar. 

 

Luana considera a ação irresponsável, intimidadora e desrespeitosa, visto que ela e toda a sua equipe desempenham suas respectivas funções até o dia 31 de janeiro de 2023. Luana atua em defesa dos interesses da população tocantinense desde 2006, com propostas, obras, projetos de lei e requerimentos de interesse público, inteirando 16 anos de serviço prestado ao Estado do Tocantins.

 

Neste mês de Janeiro, importantes leis da parlamentar foram sancionadas pelo Governo do Tocantins e a sua equipe trabalha neste momento pela preservação e documentação da sua trajetória de trabalho, atendendo inclusive as demandas dos municípios que compõem a sua base de apoio. 

 

Luana considera a ação do deputado eleito carregada de machismo, misoginia e desrespeito à autoridade pública. O seu gabinete não recebeu nenhum documento prévio, que comunicasse a ocupação, seja por telefone, e-mail ou método similar. Luana cobra da presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins explicações sobre o ocorrido, já que a Casa de Leis não comunicou oficialmente a sua equipe e até o dia 31 de janeiro todos estão nomeados e precisam cumprir expediente de trabalho na Assembleia Legislativa do Tocantins.

 

Na manhã desta quarta-feira, 18, foi comunicado ao Deputado que os pertences pessoais da mesma já haviam sido retirados e que o deputado Gutierres Torquato poderia iniciar o processo de organização do gabinete, como já tem sido feito por outros deputados da casa.

 

Confira a íntegra da nota de Gutierres Torquato:

 

Assessoria de comunicação do deputado estadual Gutierres Torquato, em resposta aos últimos acontecimentos, esclarece que, em outubro de 2022 foi encaminhada a diretoria da Assembleia Legislativa Tocantins (AL-TO) um ofício solicitando o uso do gabinete da deputada Luana Ribeiro, para o próximo pleito, pois, este seria repassado. A solicitação seguiu todos os trâmites legais orientados pela Casa de Leis tocantinense e foi informado que o pedido havia sido deferido. 

 

Na manhã desta quarta-feira, 18, foi comunicado ao Deputado que os pertences pessoais da mesma já haviam sido retirados e que o deputado Gutierres Torquato poderia iniciar o processo de organização do gabinete, como já tem sido feito por outros deputados da casa. 

 

Desde o inicio da solicitação o deputado sempre buscou, com respeito, seguir o que orienta a Assembelia Legislativa.

Comentários (0)