Após as desfiliações e filiações partidárias ocorridas no início do mês de outubro, que mudou o cenário da oposição e da base do governo na Assembleia Legislativa (AL), a formação de blocos se tornou outro dilema dentro da Casa, pois a discussão sobre a possibilidade de modificação nos grupos atrasava o andamento das matérias a serem discutidas na AL. O PV e o Pros foram os primeiros a divulgar uma união.
O presidente da Assembleia Legislativa (AL), Sandoval Cardoso (SDD), afirmou ao T1 Notícias na manhã desta segunda-feira, 4, que de acordo com informações obtidas até agora na Câmara Federal não há a possibilidade de formar blocos oficialmente na Casa antes da virada do ano.
“Não mudou muita coisa. O Solidariedade continua praticamente com a mesma bancada. Só houve o acréscimo do deputado estadual Stalin, que agora faz parte da sigla, mas se houve alguma formação de blocos na AL, não foi nada oficial”, destacou o parlamentar, que declarou ainda que Vilmar do Detran (SDD) e Iderval Silva (SDD), que eram da oposição, já acompanhavam as votações da base do governo.
Demais partidos
O deputado estadual José Augusto Pugliesi disse que o PMDB, da também deputada Josi Nunes, junto com o PEN, do parlamentar Raimundo Palito, e o PSD, do deputado Toinho Andrade já protocolaram na AL o pedido de formação de um bloco. “Nos já formalizamos com esses partidos na Casa há algumas semanas. É necessário quatro membros para formar um bloco e, por enquanto, está fechado a não ser que alguém desista”, ressaltou.
O deputado estadual e presidente do PPS no Estado, Eduardo do Dertins, disse que ainda não tem nada definido sobre a união do partido com algum grupo da AL. “Ainda estou conversando com Manoel Queiroz (PPS) para a gente discutir e definir tudo isso”, afirmou.
O deputado estadual Osires Damaso (DEM) afirmou ao T1 Notícias que ainda não participou de nenhuma reunião para discutir a composição de blocos. A reportagem também tentou contato com a deputada estadual Luana Ribeiro para saber as articulações do PR e aguarda um retorno da assessoria.
O T1 Notícias não conseguiu falar com líder do governo na AL, Carlão da Saneatins (PSDB), e com o deputado estadual José Geraldo (PTB), mas como ambos fazem parte da base do Executivo, é provável que eles estejam juntos com o SDD. A reportagem também não conseguiu falar com os deputados José Roberto e Amália Santana, na manhã desta segunda-feira, em seus respectivos gabinetes, para saber sobre as organizações de blocos do PT.
Comentários (0)