O ex-governador Carlos Gaguim (PMDB) em contato com o Portal T1 Notícias informou que caso a Executiva Nacional de seu partido não intervenha no Diretório Regional no Estado, o grupo formado por ele, os ex-governadores Marcelo Miranda, Moisés Avelino, os ex-presidentes regionais da legenda, Osvaldo Reis, Leomar Quintanilha, Derval de Paiva, Merval Pimenta e Eudoro Pedrosa, e pela presidente do PMDB Mulher, deputada estadual Josi Nunes, irão deixar o partido.
“Acredito que vai dar certo, pois o pedido foi formalizado ontem e eu tenho certeza que a Executiva Nacional irá intervir, mas se isso chegar a não acontecer o grupo vai procurar um partido sólido que possa fazer o governo e mais pelo menos quatro deputados estaduais. Não vamos aceitar as decisões tomadas pelo Junior Coimbra”, declarou.
Segundo Gaguim, o assunto foi debatido com o presidente nacional da Sigla, Valdir Raupp, como também as questões sobre os possíveis nomes ao governo e ao Senado em 2014. “Levamos ao conhecimento do presidente todas as questões do partido, inclusive as decisões tomadas pelo presidente Junior Coimbra, que está levando o partido a apoiar o Siqueira. O PMDB é oposição ao Siqueira desde o início, foi assim quando o Moisés Avelino concorreu ao Governo do Estado, na época do Marcelo Miranda e quando eu fui governador, isso é histórico. As crianças crescem sabendo disso, não tem como mudar”, informou.
Candidatura em 2014
Sobre quem sairá candidato em 2014, Gaguim disse que o assunto também foi debatido. “Conversamos sobre isso e o presidente nos perguntou como ficaria a posição do grupo, caso a senadora Kátia Abreu manifestasse interesse em vir para o PMDB, eu falei que quero concorrer ao governo, mas se isso não for possível, eu não abro mão de concorrer ao Senado. Mas fiz questão de ressaltar que não tenho nada contra a senadora, só não abro mão de me candidatar ao governo ou ao Senado”, disse.
Reunião
Ainda sobre a reunião entre o grupo e o presidente, Gaguim disse que a mesma foi motivada pela insatisfação do grupo com o diretório regional e pelas intervenções da Justiça nas decisões do partido. “O grupo não concorda com a posição que o partido tem tomado no Estado, também não acreditamos na Justiça, pois ela não pode intervir nas questões partidárias e isso tem acontecido no PMDB”, ressaltou.
Entenda
Um grupo formado por nove líderes do PMDB no Tocantins se reuniram na tarde desta terça-feira, 19, com o presidente do diretório nacional do partido, Valdir Raupp, para formalizar um pedido de intervenção na executiva regional do Estado. Estiveram presentes, os ex-governadores Carlos Gaguim, Marcelo Miranda, Moisés Avelino, os ex-presidentes da legenda Osvaldo Reis, Leomar Quintanilha, Derval de Paiva, Merval Pimenta e Eudoro Pedrosa, e a presidente do PMDB Mulher, deputada estadual Josi Nunes.
(Foto: Lindomar Gomes)
Comentários (0)