Apuração Eleições 2024: divulgação em tempo real da contagem dos votos começou às 17h

Para cargos do Executivo, o sistema é majoritário, onde vence o mais votado. Já os vereadores são eleitos pelo sistema proporcional

Crédito: Abdias Pinheiro/TSE

A partir das 17h deste domingo, 6, logo após o encerramento da votação do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, terá início a divulgação em tempo real da contagem dos votos, conforme estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os resultados para prefeito, vice-prefeito e vereador, incluindo votos em branco, nulos e abstenções, poderão ser acompanhados pelo site do TSE. A divulgação informa se os votos são válidos, anulados ou sub judice, de acordo com a Resolução TSE nº 23.736/2024, que regulamenta o processo eleitoral.

 

Como funciona a contagem de votos?

 

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, no Brasil existem dois sistemas de contagem: proporcional e majoritário.

 

A votação majoritária é aplicada a cargos do executivo (presidente, governador, prefeito) e ao legislativo para o cargo de senador. Neste ano, os candidatos ao Paço Municipal são eleitos por esse mesmo sistema. 

 

Já para os cargos legislativos, como vereador, a contagem é proporcional. Isso significa que os votos são contabilizados primeiro para as federações ou partidos, que conquistam um número de cadeiras nos parlamentos. A proporcionalidade é executada por meio de dois cálculos chamados quociente eleitoral e quociente partidário. Isso parece um pouco complicado, mas para se eleger o candidato ou candidata precisa apenas cumprir dois requisitos: 1. ter votação equivalente a pelo menos 10% do quociente eleitoral; e 2. estar dentro das vagas a que o seu partido ou federação terá direito — isso é determinado pelo quociente partidário.

Comentários (0)