Audiência pública na AL, nesta 5ª, debaterá acesso ao Jalapão e turismo no Tocantins

O tema, que já tramitava na Assembleia, deverá ser discutido em audiência pública com representantes do segmento nesta quinta-feira, 26

Audiência será realizada nesta quinta-feira
Descrição: Audiência será realizada nesta quinta-feira Crédito: Dicom/AL

Nesta quinta-feira, 26, será realizada uma audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir as “Perspectivas do Turismo Como Vetor de Desenvolvimento Econômico no Tocantins”. Durante a audiência, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Estado deverá apresentar para discussão o Plano Estadual do Turismo, que prevê o incremento de sete regiões turísticas no Tocantins, além de outros programas e projetos voltados para o desenvolvimento do setor.

 

O acesso à região do Jalapão também está entre os assuntos que serão debatidos pelos parlamentares. Conforme noticiado pelo T1, a região ganhou grande visibilidade nacional por ser cenário da nova novela das 21h, da Rede Globo, “O outro Lado do Paraíso”, que teve estreia nesta semana. Durante a exibição do primeiro capítulo do folhetim na cidade de Mateiros, moradores e autoridades locais chegaram a comentar sobre a falta de estrutura das estradas da região.

 

A reunião desta quinta na AL, proposta pela deputada Valderez Castelo Branco (PP), que preside a Comissão de Turismo da Casa, deve reunir gestores e representantes do setor turístico do Estado. Para Valderez, a agenda do setor turístico precisa ser debatida com urgência com a sociedade, para que os setores público e privado unam esforços para o fortalecimento do ecoturismo. “Temos as temporadas de praias, a prática de pesca esportiva, o turismo de aventura, como o rapel e trilhas, entre outros. Incentivando é possível alavancar a economia e gerar mais emprego e renda neste setor”, afirma a deputada.

 

Foram convidadas para a audiência pública prefeitos, secretários municipais e diretores de turismo de todos os municípios do Estado, além de representantes de instituições de ensino superior e membros do Fórum Estadual de Turismo, representando os seguimentos organizados, como bares, restaurantes, hotéis, agências de viagem e a sociedade em geral.

Comentários (0)