Avião cai em Santos com sete a bordo: morre Eduardo Campos

Morre em Santos, SP, o candidato a presidente da República pelo PSB, Eduardo Campos. O acidente aéreo vitimou ainda piloto, co-piloto e mais quatro pessoas

O candidato a presidente da República, Eduardo Campos(PSB), faleceu na manhã desta quarta-feira, 13, em Santos, num acidente aéreo ocasionado pela queda do jato Cesna 500 que o transportava do Rio de Janeiro a São Paulo para compromissos de campanha. Ele morre na mesma data que seu avô, Miguel Arraes, falecido em 13 de agosto de 2005.

 

Fontes da Aeronáutica confirmaram ao Jornal Hoje que sete pessoas estavam à bordo, sendo dois pilotos, o candidato à presidência, um assessor de imprensa, um fotógrafo, um cinegrafista e mais um passageiro. O avião era esperado na base aérea de Santos. 

 

Foram confirmadas as mortes de Geraldo M P da Cunha e Marcos Martins, pilotos, o candidato, Eduardo Campos, Carlos Augusto Leal Filho, Pedro Valadares Neto, Marcelo Lira e Alexandre Gomes e Silva.

 

Familiares do candidato não estavam na mesma aeronave. Eduardo Campos é natural de Recife, nasceu em 1965 e tinha completado anos em 10 de agosto, no último domingo.

 

A candidata a vice, Marina Silva, não estava participando desta agenda de campanha.

 

Agenda cancelada

Em Natal nesta quarta-feira, o presidenciável Aécio Neves, do PSDB, cancelou a agenda do dia e comunicou que irá para Santos, onde aconteceu o acidente aéreo.

 

A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, também cancelou a agenda desta quarta-feira, 13, inclusive a participação que faria hoje à noite no Jornal Nacional, da Rede Globo.

 

O ex-governador Marcelo Miranda (PMDB), candidato a governador pela coligação "A Experiência Faz a Mudança", cancelou agenda em Gurupi hoje para o resto do dia. 

 

Confira notas de pesar dos principais candidatos ao governo do Tocantins:

 

NOTAS DE PESAR

 

Sandoval Cardoso

É com profundo sentimento de tristeza e consternação que lamento o falecimento do candidato a presidente do Brasil, Eduardo Campos (PSB), nosso companheiro nessa jornada.

Grande líder nacional e expoente da renovação política no País, Campos deixa enorme lacuna, pois aliava seu preparo intelectual, sua capacidade de oratória, com um também perfil realizador, e principalmente, com grande carisma popular, que o faz admirado por populares em Pernambuco e em todo o País.

Que Deus conforte familiares, amigos e seus colaboradores, para que neste momento de emoção encontrem forças para seguir adiante e continuar levando para o Brasil suas ideias e seus propósitos de construir um País melhor.

Sandoval Cardoso

Governador do Tocantins e candidato à reeleição

 

Ataídes Oliveira

É com profundo pesar que o senador do Tocantins, Ataídes Oliveira (PROS), vem a público manifestar sentimento pelo falecimento do candidato a presidente da República, Eduardo Campos, nesta quarta-feira, 13, vítima de um acidente aéreo em Santos (SP).

Para o senador, hoje é um dia triste para o Brasil. “Um dia de extrema tristeza para o Brasil e para a democracia”, destacou Ataídes Oliveira.

O senador presta condolências aos familiares e amigos enlutados pela irreparável perda. 

 

Marcelo Miranda

Em visita a Gurupi fui pego de surpresa com a triste notícia do acidente aéreo que ceifou a vida do candidato à Presidência da República Eduardo Campos, quatro assessores diretos e os dois pilotos do Cessna 560 XL, prefixo PR-AFA, na cidade de Santos-SP.  

Consternado com o ocorrido, lembro do jovem político Eduardo Campos dos tempos em que integrou o Governo Lula como ministro da Ciência e Tecnologia, e eu exercia meu primeiro mandato de Governador do Estado do Tocantins. Depois, nos encontramos em diversas ocasiões em eventos nacionais, no meu caso já ocupando o meu segundo mandato e ele governador pelo Estado do Pernambuco.

O Brasil perde um político brilhante e visionário, considerado uma promessa no processo de renovação das lideranças nacionais. Nesse momento de dor, registro aqui as minhas condolências aos familiares e minha solidariedade a todos que com ele compartilhavam um sonho por um Brasil melhor.

Ainda abalado estou cancelando todo o restante de minha agenda política do período da tarde em Gurupi e, junto com minha esposa, Dulce Miranda, voltamos nossas orações por todas as vítimas deste trágico acidente.

Gurupi-TO, 13 de agosto de 2014.

Marcelo de Carvalho Miranda

Candidato a Governador (PMDB)  

 

(Atulaizada às 14h19)

 

Comentários (0)