Bancada federal do Tocantins toma posse às 10 horas deste domingo em Brasília

Bancada do Tocantins com oito deputados federais e uma senadora, toma posse às 10 horas do domingo em Brasília. Pela primeira vez na história do Estado, representação feminina chega a quatro mulheres

Dorinha e mais três mulheres na bancada federal
Descrição: Dorinha e mais três mulheres na bancada federal Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Pela primeira vez na história do Tocantins, a bancada federal formada por oito vagas de deputado federal e três de senadores, terá a presença de quatro mulheres titulares de mandato. A senadora Kátia Abreu (PMDB), reeleita para o Senado, a deputada federal Dorinha (DEM), também reeleita, Dulce Miranda (PMDB) e Josi Nunes (PMDB) serão as representantes do Estado no Congresso Nacional. Oito deputados federais eleitos pelo Tocantins para a legislatura de 2015 a 2019 devem tomar posse às 10 horas deste domingo, 1º de fevereiro, na Câmara do Deputados em Brasília (DF). Segundo a Câmara, o evento vai acontecer em sessão preparatória no Plenário Ulysses Guimarães.

 

Atualmente ministra da Agricultura, Kátia Abreu toma posse no mesmo horário no Senado Federal.  Kátia deve se licenciar do Ministério neste sábado conforme entrevista ao T1 Notícias, tomar posse no Senado e retornar ao Mapa na segunda-feira.

 

Na Câmara, o deputado Miro Teixeira (Pros-RJ), que é o mais idoso entre os com maior número de mandatos, proclamará o nome dos eleitos e tomará deles o compromisso de “defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

 

Às 18 horas, os deputados federais devem participar da eleição da mesa diretora. A maioria dos deputados eleitos já manifestou voto no deputado Eduardo Cunha(PMDB) para a presidência da Casa.

 

Após a cerimônia de posse, os deputados terão até as 13h30 para registrarem a formação de blocos parlamentares na Secretaria-Geral da Mesa Diretora (SGM). Às 14h30, ocorre a primeira reunião de líderes para definir quais partidos ou blocos ocuparão quais cargos na Mesa Diretora, que é composta pela Presidência da Câmara dos Deputados, duas vice-presidências, quatro secretarias e igual número de suplências. Todos têm mandato de dois anos.

 

Bancada renovou-se em 50%

 

Formada por oito parlamentares, a bancada do Estado terá os novatos Carlos Gaguim (PMDB), Vicentinho Júnior (PSB), Dulce Miranda e Josi Nunes. E ainda os deputados reeleitos César Hallum (PRB), Dorinha, Irajá Abreu (PSD) e Lázaro Botelho (PP).

Comentários (0)