A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), após o recesso parlamentar, retomou nesta terça-feira, 1º de fevereiro, as sessões ordinárias. O governador em exercício, Wanderlei Barbosa, esteve presente na abertura dos trabalhos legislativos, ocasião em que apresentou as ações desenvolvidas durante sua gestão e os próximos objetivos para o ano de 2022.
Na Tribuna, Barbosa fez um discurso de valorização dos servidores, afirmando que não vai faltar disposição para debater qualquer insatisfação que as categorias tenham. "Eu quero estar sempre disposto, sempre cuidadoso com essa pauta, cuidando para que os servidores trabalhem cada vez mais motivados. Que eles possam entender que o governo valoriza eles", pontuou.
Entre os principais assuntos, Wanderlei falou sobre as famílias afetadas pelas enchentes que precisam de atenção, a situação das rodovias, melhorias na estrutura das escolas, a regularização fundiária, que para ele também é uma das prioridades para esse ano, e a geração de empregos.
Educação
O governador disse que além do retorno das aulas na rede estadual, devem melhorar aquilo que se propuseram, que é o sistema de Educação. "Nós tivemos um aumento de aproximadamente 33% na verba do Fundeb, que será transferido para a comunidade escolar e para a estrutura", frisou.
Na oportunidade, reforçou que não irão deixar de valorizar os servidores da categoria, em todas as vertentes. "Aquele recurso que nós tivermos, nós iremos pagar passivos da maneira que fizemos no final do ano. Pagamos mais de R$ 300 milhões para os profissionais de Educação. Compreendendo a importância deles, compreeendendo que o servidor de Educação eles são os que mais têm perdas salariais", observou.
Saúde
Na Saúde, Wanderlei afirma que fizeram diversas intervenções e citou o exemplo de Augustinópolis, com a retomada das obras dos hospitais. "Vamos manter essa obra cada vez mais forte, pois nós sabemos a importância do Bico, como sabemos a importância de todas as regiões do Estado", observou.
Ele ainda citou os convênios que estão fazendo com os hospitais. "Lá em Sítio Novo, nós fizemos com o hospital orientado pelo deputado Jair Farias. Mas fizemos também, da mesma forma, em outras cidades como Tocantinópolis, do deputado Fabion. Fizemos também no Vale do Araguaia e algumas outras cidades, aportando algum recurso para que sejam feitas as cirurgias eletivas e tirar as pessoas dessa pendência, dessa demora que acontecia até então", explicou.
De acordo com Wanderlei, só em dezembro de 2021, com o aporte de R$ 3 milhões, fizeram mais de 1,3 mil cirurgias eletivas. "O nosso desejo é atender bem a população", destaca.
Covid-19
Barbosa comentou que a questão da Covid-19 é um assunto que vem preocupando há mais de dois anos e que precisamos ficar cada vez mais atentos. "Agora a pouco eu falava para a comunidade escolar, mas falo para todas as comunidades. Já reuni com toda a representação social dos empresários pedindo cuidado, prudência", enfatizou.
Wanderlei observou que não pode e nem quer politizar a vacinação. "Vacinar é preservar vida. No início dessa doença, quando as pessoas não eram vacinadas ainda, nós vimos o terror de ter pessoas nas portas dos hospitais, dentro de uma ambulância, e não ter um leito hospitalar para receber. Não só no Tocantins, mas em diversos Estados do Brasil", lembrou.
O governador pediu a colaboração de todos os parlamentares e da sociedade quantos aos cuidados necessários.
Comentários (0)