Em solidariedade à vereadora Tânia Precata (PSD), da Câmara Municipal de Miracema, o presidente da Casa, vereador Cabo Agenor (Solidariedade) e mais cinco outros vereadores repudiaram as agressões verbais que teriam sido proferidas contra a parlamentar pelo colega vereador Núbio Gomes (MDB). Segundo a nota, as agressões ocorreram durante a sessão ordinária desta sexta-feira, 30, que foi suspensa, conforme o presidente da Casa, por falta de segurança para continuar os trabalhos.
A reportagem do T1 Notícias conversou com a vereadora Tânia Precata na manhã deste sábado, 1º. Segundo ela, para falar das agressões verbais sofridas por ela e desferidas pelo vereador Núbio Gomes, é preciso voltar para a semana anterior. Conforme Tânia, a prefeita de Miracema, Camila Fernandes (MDB) veiculou na cidade um vídeo culpando os vereadores da oposição pelo atraso dos salários desse mês.
“Isso não é verídico”, afirma Tânia, ao explicar que na sessão desta sexta-feira, 30, os servidores estavam presentes e os ânimos bastante exaltados, o que fez o presidente suspender a sessão no início dos trabalhos, porém ao retornar a situação estava ainda pior, o que levou à suspensão em definitivo da sessão. “Foi isso que fez o vereador Núbio Gomes ficar agitado. Ele levantou e começou a ofender o presidente. Eu disse a ele para ter calma e respeitar a comunidade. Ele me mandou calar a boca várias vezes, até que falou cala a boca aí sua vaca”, relata a vereadora.
Tânia Precata afirma que não vai deixar impune essas ofensas. Por mim, como vereadora e como mulher e por todas as outras mulheres. “ Eu tenho provas e já falei com meus advogados sobre os possíveis caminhos para abrir um processo”.
Sobre o projeto de lei em questão, a vereador Tânia informou que a propositura não tem relação com o atraso do pagamento dos servidores.
A versão de Núbio Gomes
Em entrevista ao T1 Notícias na manhã deste sábado, 1º, o vereador Núbio Gomes nega ter chamado a vereadora Tânia Precata de “vaca” e diz que reagiu à investida do vereador Cirilo, que “tomou as dores da colega Tânia”. Núbio afirma que Cirilo levantou da cadeira em que estava sentado, foi até ele e arremessou uma plaqueta, momento em que ele revidou, jogando uma agenda na direção de Cirilo. “Tá tudo nos vídeos”.
Núbio Gomes é vereador da base da prefeita Camila Fernandes (MDB). Segundo ele, tudo começou porque ele e os vereadores Edílson Tavares, Adão (ambos do MDB) e Assis Moura (Republicano) protocolaram na quinta-feira, 29, um requerimento em que solicitaram à presidência da Casa a presença na tribuna do contador da Prefeitura de Miracema para que o mesmo pudesse explicar o projeto de lei que está tramitando na casa para aumentar o teto orçamentário do município, uma vez que em razão disso o Executivo Municipal está em atraso com a folha de pagamento dos servidores.
Segundo Núbio Gomes, o projeto de lei orçamentária em questão aumenta o teto de gastos de 30% para 80% , como era praticado até 2022.
“Foi por conta desse projeto de Lei e da negativa do presidente da Câmara que as discussões começaram”, disse ele ao afirmar que o início do bate-boca com a vereadora Tânia se deu porque ela ligou o microfone e disse que ele, Núbio, estava jogando o povo contra os vereadores que fazem oposição na Câmara.
Mulheres
Na nota emitida pelo presidente da Câmara Municipal de Miracema, vereador Cabo Agenor, afirma que “jamais deixaremos de nos pronunciar diante de quaisquer atos de violência contra as mulheres que chegarem ao nosso conhecimento, da mesma forma que não pouparemos esforços para combater quaisquer ações de violência, sejam por palavras ou atos ou crimes de ódio que busquem ofuscar os recentes anos de conquistas sociais alcançados pelas mulheres”.
Confira a Nota da Presidência da Câmara Municipal de Miracema:
A Câmara Municipal de Miracema do Tocantins se solidariza e repudia as agressões verbais proferidas contra a vereadora Tânia Precata (PSD).
As agressões partiram do vereador Núbio Gomes durante a sessão ordinária desta sexta-feira, 30.
Reiteramos que jamais deixaremos de nos pronunciar diante de quaisquer atos de violência contra as mulheres que chegarem ao nosso conhecimento, da mesma forma que não pouparemos esforços para combater quaisquer ações de violência, sejam por palavras ou atos ou crimes de ódio que busquem ofuscar os recentes anos de conquistas sociais alcançados pelas mulheres.
Vereador Cabo Agenor
Vereador Prof. Lucas de Lucca
Vereador Thaller Rogério
Vereador Cirilo Douglas
Vereador Branquinho
Vereador Sírio Ferreira
Comentários (0)