Bonifácio critica aumento do IPVA, pede revisão e diz temer prejuízos ao Estado

José Bonifácio, que não esteve na votação do pacotaço do Governo, disse que teme prejuízos para os municípios, porque o Estado está entre os que vai cobrar IPVA mais caro no País

Deputado estadual José Bonifácio
Descrição: Deputado estadual José Bonifácio Crédito: Dicom/AL

Em sessão nesta terça-feira, 3, na Assembleia Legislativa, o deputado José Bonifácio (PR), que não participou da sessão que aprovou o pacote de medidas que aumentou a carga tributária no Tocantins, em 29 de setembro, disse que teme a evasão de divisas com aumento do IPVA e um “grande prejuízo na arrecadação dos municípios”.

 

Bonifácio apresentou números que demonstram valores da alíquota do IPVA em outros Estados e disse que o Tocantins está entre os mais caros com a taxa de 4%. “Eu fico imaginando a minha amada Tocantinópolis que tem mais de 14 mil veículos cadastrados. Com essa alíquota, já pensou se pelo menos a metade dos veículos passem para os Estados vizinhos? O prejuízo é muito grande”.

 

O deputado Amélio Cayres (SD), que votou a favor do pacote de medidas do governo, disse que de fato é preciso rever a aumento e defendeu uma diminuição na alíquota do IPVA para que, segundo ele, a Casa pense nos pobres.

 

“Eu nem digo nada sobre a evasão de divisas, minha preocupação de verdade é com o pobre que consegue com muito esforço comprar seu carro, mas pode não conseguir pagar o IPVA. Por isso eu defendo que nós devemos apresentar ao governador uma proposta para diminuir o imposto”, disse Cayres.

Comentários (0)