Botelho assume coordenação de bancada e marca reunião sobre indicações para 3ª

Lázaro Botelho será a ponte entre a bancada tocantinense e o governo federal e ficará na função por dois anos

Deputado federal Lázaro Botelho
Descrição: Deputado federal Lázaro Botelho Crédito: Foto: Gustavo Lima

O deputado federal Lázaro Botelho (PP) foi eleito na noite desta terça-feira, 24, o novo coordenador da bancada federal do Tocantins no Congresso Nacional. Pelo acordo da bancada, o próximo coordenador será um senador, já que por dois mandatos consecutivos o cargo foi ocupado por um deputado federal. Carlos Gaguim (PTN) antecedeu Botelho, que ficará na função por dois anos. Na próxima terça-feira, 31, haverá uma reunião da bancada, em Brasília (DF), para tratar da ocupação dos cargos dos órgãos federais do Tocantins.

 

A bancada do Tocantins debaterá a indicação para direção dos órgãos públicos federais no Estado, a exemplo da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Superintendência da Agricultura, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit), dentre outros. Para Robson Ferreira, secretário geral do Partido Progressista (PP), esses são órgãos estratégicos e muito cobiçados pelos parlamentares, em função de suas importâncias para a população.

 

No cargo de líder, Lázaro Botelho será a ponte entre a bancada tocantinense e o governo federal. “O principal papel do coordenador é conduzir os interesses do governo do Estado e da bancada do Tocantins com o governo federal, ou seja, cuidar do trâmite das emendas parlamentares, sejam individuais ou de bancada”, informou Ferreira.

 

Além disso, o coordenador também tem a função de ser o moderador dos interesses do governo do Estado junto ao governo federal, como também as questões acordadas dentro da bancada, a exemplo de emendas no orçamento da União para a saúde, educação, infraestrutura em determinados municípios, dentre outros.

 

 

Comentários (0)