A Câmara Municipal de Palmas realizou, nesta quinta-feira, 5, a sessão solene que abriu o ano legislativo de 2026. O ato formalizou o início das atividades parlamentares e reuniu representantes dos poderes Executivo e Legislativo, além de autoridades estaduais, em um momento institucional voltado à apresentação de prioridades e ao alinhamento entre as esferas de governo.
Na solenidade, o secretário-chefe da Casa Civil da Prefeitura de Palmas, Rolf Vidal, representou o prefeito Eduardo Siqueira Campos e realizou a leitura da mensagem do Executivo Municipal, conforme determina a Lei Orgânica do Município. O documento apresentou um diagnóstico da administração municipal, com balanço das ações executadas em 2025 e a indicação das diretrizes e prioridades para 2026, abrangendo áreas como transporte público, saúde, educação, infraestrutura urbana, regularização fundiária, política habitacional e incentivo à cultura.
“São muitos desafios e, para todos eles, contamos com os vereadores, com as emendas parlamentares, com o respeito institucional ao Poder Legislativo e, sobretudo, com uma relação baseada no diálogo, na cooperação e na construção conjunta. Ser um prefeito acessível, que dialoga com a Câmara, que dialoga com a população e está presente em todos os bairros, é uma escolha política do prefeito José Eduardo Siqueira Campos e essa escolha política é que faz toda a diferença para a administração de palmas”, disse o secretário.
Ao representar a Assembleia Legislativa do Tocantins, a deputada estadual Cláudia Lélis ressaltou a importância da atuação integrada entre os poderes. “Acredito que é esse trabalho feito de mãos dadas (Assembleia Legislativa, Câmara Municipal, Governo do Estado e Prefeitura) que traz os resultados que a nossa população merece. A população que nos confiou o voto e nos deu a responsabilidade de sermos a voz deles”, declarou.
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Milton Neris, representou o governador Wanderlei Barbosa e apresentou projetos em andamento no município. Entre as iniciativas citadas estão a implantação da Cidade do Automóvel, a conclusão da infraestrutura da Área de Serviço Regional 55 (ASR-55), a construção do Parque Tecnológico e a licitação do novo Centro de Convenções. “Nós não queremos construir isso sozinhos. Queremos a participação deste Parlamento e da Prefeitura, nas demandas que chegam ao município e à Secretaria, para que possamos construir a quatro mãos. A demanda de Palmas será discutida entre o governador do Estado, o prefeito desta cidade e os vereadores”, pontuou.
Também fizeram uso da tribuna os vereadores Juarez Rigol (PL), Joatan de Jesus (PL), Thiago Borges (PL), Marycats da Causa Animal (Podemos), Márcio Reis (PSDB), Rubens Uchôa (União Brasil), Dian Carlos (SD), Eudes Assis (PSDB) e o presidente da Casa, Marilon Barbosa (Republicanos), que agradeceu o empenho dos parlamentares e destacou a importância da parceria entre os poderes Executivo e Legislativo para o desenvolvimento de Palmas.
Comentários (0)