O processo legislativo na Câmara Municipal de Colinas do Tocantins passa a contar com recursos de inteligência artificial. A gestão da Casa legislativa oficializou nesta terça-feira, 20, a implantação do sistema LegiFlow. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Augusto Agra, com a medida, a Câmara de Colinas se torna a segunda no estado e a quarta do país a utilizar este tipo de tecnologia em seu parlamento.
Agra destaca o caráter pioneiro da iniciativa. Segundo ele, a implantação do sistema é um marco para o Legislativo de Colinas. “Estamos incorporando uma ferramenta que moderniza e facilita todo o processo legislativo, reforçando nosso compromisso com a transparência e com a eficiência na gestão pública”, afirmou.
O sistema foi desenvolvido pela empresa Gov Sys e apresentado pelo CEO da companhia, Bruno Thomasi. Ele explicou que a ferramenta foi treinada com base na Lei Orgânica do Município, no Regimento Interno da Câmara, além de considerar normas estaduais e federais. Com isso, o sistema é capaz de auxiliar na identificação de possíveis ilegalidades ou inconstitucionalidades nas proposições legislativas, sempre com o acompanhamento dos servidores da Casa.
“A solução traz agilidade, inovação e eficiência para o trabalho legislativo, tanto nos gabinetes quanto nas comissões e no setor jurídico. Também amplia a transparência para a população, que poderá acompanhar com mais clareza os projetos em tramitação”, afirmou Thomasi. Segundo o CEO, o LegiFlow tem se destacado internacionalmente, tendo sido apresentado recentemente no Capitólio dos Estados Unidos e na Organização dos Estados Americanos (OEA) como exemplo de inovação aplicada à administração pública.
Além de acelerar a tramitação de matérias, o sistema contribui para a padronização de documentos, controle de prazos e automatização de rotinas internas, facilitando o trabalho dos servidores e proporcionando maior acesso à informação por parte dos cidadãos.
Com a implantação do LegiFlow, a Câmara de Colinas consolida-se como referência em modernização legislativa, alinhando-se às exigências de um cenário político-administrativo cada vez mais orientado por transparência, eficiência e inovação tecnológica.
Comentários (0)