Câmara lança campanha de prevenção e combate ao suicídio

O Setembro Amarelo tem o intuito de quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular as pessoas a buscarem e oferecerem ajuda

Crédito: Chico Sisto/Ascom CMPalmas

A Câmara Municipal de Palmas (CMP) lançou nesta sexta-feira (15) a campanha “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo conscientizar e ampliar o acesso às informações de prevenção e combate ao suicídio. O Setembro Amarelo tem o intuito de quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular as pessoas a buscarem e oferecerem ajuda.

 

No comando das atividades, o presidente da Casa, vereador Folha (PSDB), destacou que a campanha visa engajar as pessoas na valorização da vida. “A Câmara está dando a sua contribuição para a sociedade com esse projeto de valorização da vida, contribuindo assim com a saúde pública. A Casa contratou um psicólogo para acompanhar e orientar nossos servidores para terem um cuidado especial com a saúde mental que é tão importante para a qualidade de vida de qualquer pessoa”, ressaltou Folha.

 

Na ocasião, o psicólogo da CMP, Wagner de Barros, destacou a importância de prevenir o suicídio. “Essa campanha acontece em nível de Brasil e o objetivo é trazer a conscientização e a prevenção ao suicídio. Dentro dessa programação a gente aborda os fatores de risco que levam ao suicídio que podem ter várias causas, posso citar, a questão biológica, causas sociais, o excesso ou a ausência de trabalho, como que esses fatores acabam trazendo sérios prejuízos para a saúde mental das pessoas,” destacou o psicólogo.

 

Telefone do CVV

 

Com o intuito de garantir apoio emocional para a prevenção do suicídio às pessoas que necessitam, o vereador Folha (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Palmas (CMP), apresentou o Projeto de Lei nº 793/2023, que torna obrigatória a divulgação do telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV), que faz atendimentos pelo número 188, em todos os estabelecimentos do Município. 

 

Conforme o vereador Folha, o CVV presta um serviço de extrema importância para toda a sociedade. “O Centro de Valorização da Vida atende de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que estão passando por algum problema e querem conversar. O serviço é prestado sob total sigilo e por meio do telefone 188, e até via e-mail e chat 24 horas, todos os dias da semana. É um trabalho de muita relevância para todos nós, pois presta apoio emocional a quem precisa e com isso previnem o suicídio”, afirmou Folha.

 

O projeto determina que seja feita a publicidade do número de telefone 188, do CVV, em todos os estabelecimentos da Capital, como em hotéis, bares e restaurantes, clubes sociais e associações recreativas ou desportivas, bem como salões de beleza, transporte coletivo, entre outros.

 

De acordo com a proposta, o número de telefone do CVV deverá ser afixado em locais de fácil acesso, com visualização nítida, de fácil leitura e que permita às pessoas dos estabelecimentos a compreensão do seu significado. 

 

A programação da campanha segue durante o mês de setembro:

 

22/09/2023 - Palestra sobre como focar nas práticas diárias de autocuidado que fortalecem a resiliência emocional e ajudam a lidar com o estresse e as pressões da vida cotidiana.

 

29/09/2023 - Palestra e debate: desmistificando a busca por Ajuda Profissional - Abordando os estigmas associados à busca por ajuda psicológica e como superar essas barreiras para receber o tratamento adequado.

Comentários (0)