Após um primeiro turno na eleição suplementar do Tocantins com resultado relativamente apertado entre os três candidatos mais votados, começou nesta sexta-feira, 8, a propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV dos concorrentes ao segundo turno. O governador interino Mauro Carlesse (PHS), aprovado com 30% dos votos válidos, e o senador Vicentinho Alves (PR), que recebeu 22%, tem, cada um, cinco minutos para apresentar suas propostas e levar as mensagens que desejam aos eleitores. Na TV, do dia 8 até o dia 12, as propagandas serão veiculadas às 12h15 e às 19h20. Do dia 13 a 22 deste mês, a propaganda na televisão ocorrerá de segunda a sexta-feira, somente às 19h20.
O primeiro programa exibido foi o de Carlesse, conforme definido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) esta semana, em sessão. O programa do governador interino ressaltou sua vitória no primeiro turno, destacando os mais de 174 mil votos que recebeu nas urnas. “Gostaria de abraçar todas essas pessoas e mostrar que aqui nunca teve uma mentira, o que eu falei é verdadeiro e o que eu faço é verdadeiro. É dessa forma que a gente vai conduzir o Estado e honrar cada voto desse que nós tivemos. Eu quero continuar trabalhando mesmo, e mostrar que é possível fazer e é o que estamos fazendo e vamos continuar a fazer”, conferiu Carlesse.
Em seguida, o narrador comenta que os programas do candidato focarão em histórias de cidadãos tocantinenses que escolheram o Tocantins para viver e “lutar por uma vida melhor”. Neste primeiro, a cidade de Palmas foi a escolhida e contou a história de trabalhadores na Capital que esperam de um governo esforços para garantir a estabilidade no Estado. “Na verdade hoje teremos que estar todos de mãos dada para passar por esse período. Então o projeto nosso é o projeto agora de imediato para que atenda a população, para que as pessoas recebam em dia, para que nossa polícia funcione e para que a infraestrutura faça o que nós já estamos fazendo, corrigindo, tapando buraco, arrumando as nossas TOs”, disse Carlesse.
Vicentinho
Já o candidato e senador Vicentinho, da Coligação “É a Vez dos Tocantinenses”, iniciou seu programa apresentado parte de sua campanha ao Senado em 2010, no qual tomou café da manhã com garis de Gurupi e relatou sua história de vida a eles. “Minha avó Alice Maria, ela era pobre, negra, mãe solteira e doméstica. Minha origem é muito simples. Eu vim de luta tremenda, venho de desafios”, diz Vicentinho, se dirigindo aos trabalhadores da limpeza.
A abertura do programa conduziu o candidato a falar do Projeto de Lei de sua autoria que garante ao trabalhador gari aposentadoria especial. Por conta disso, a legislação previdenciária permite que ele se aposente com 25 anos de atividade, além do pagamento de insalubridade para os trabalhadores de limpeza urbana. O programa segue com depoimentos de garis e de Vicentinho conversando com profissionais da área em Palmas.
Além da lei de sua autoria, Vicentinho ressaltou que votou em direito trabalhista para domésticas, aposentadoria especial para motoristas, regulamentação da profissão de garçons, proteção de áreas e demarcação de terras indígenas e aposentadoria especial para quilombolas. “A pobreza do Tocantins nunca foi encarada com seriedade, as pessoas são invisíveis, milhares vivem em casas de palha, a fome existe e é uma realidade. Neste meu primeiro programa, eu quero fazer a minha principal proposta: o Tocantins vai investir dinheiro para cuidar das pessoas, as mais sofridas, sobretudo, os idosos, as crianças e as mulheres que cuidam de suas famílias sozinhas, o jovem que está fora da escola e sem emprego”, conferiu.
Comentários (0)