Carlesse articula com estaduais aprovação do orçamento e convida Halum para Governo

Governo corre para concluir reforma administrativa e aprovar orçamento do Estado

César Hallum é convidado a participar do Governo Carlesse
Descrição: César Hallum é convidado a participar do Governo Carlesse Crédito: Divulgação

O gabinete do governador Mauro Carlesse (PHS) está mais movimentado que o normal nessa penúltima semana de janeiro, que antecede a posse dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Tocantins. O assunto tanto com os parlamentares, quanto com quem não deve assumir mandato ano que vem, como é o caso do deputado federal César Halum (PRB), que não foi eleito, segue a mesma linha: aprovação do orçamento do Estado no dia 1º de fevereiro e publicação da medida provisória trazendo a nova estrutura do Governo na mesma data. 

 

De Halum, conforme ouviu o Portal T1, o governador quer ajuda para concluir a reforma administrativa até o dia 1º de fevereiro e depois quer que o parlamentar assuma uma pasta no Governo. "A nossa conversa foi boa, o governador me convidou para que eu pudesse ajudar na conclusão dessa reforma e ele quer acelerar para o texto da medida ficar pronta no dia 1º e nesse mesmo dia, em que ele vai apresentar a medida provisória com a reforma completa, ele vai montar a equipe que vai ser a "pra valer", declara Halum. 

 

O deputado disse que  Carlesse o falou que "gostaria muito que eu participasse do Governo dele, mas ainda não tem uma pasta definida, existem várias especulações" e argumenta sobre justificativa para o convite: "fui companheiro na campanha, estivemos juntos no processo e eu vou estar aqui em Palmas ajudando no que eu puder durante essa reforma e no dia 1º sentamos para definir quais serão os caminhos a seguir", confere o então deputado federal. 

 

Reunião entre governo e parlamentares

 

Em nota enviada ao Portal T1, a Secretaria de Comunicação do Governo pontuou que como  ex-presidente da Assembleia Legislativa, Carlesse "sempre teve um bom relacionamento com os parlamentares e mantém um contato direto e permanente, tanto com os integrantes da bancada federal quanto com os da bancada estadual", disse sobre a movimentação no gabinete. 

 

O assunto tratado nessas reuniões, conforme assegura a Secom, são "assuntos de interesse dos municípios por eles representados", sejam deputados, vereadores, prefeitos ou outros. "O governador faz questão de atender os representantes eleitos pela população", argumenta. 

 

Quanto as tratativas para aprovar o orçamento estadual, o Governo disse que dialoga institucionalmente "para solucionar qualquer eventual questionamento. Obviamente, é salutar para o Estado que o novo Orçamento seja aprovado para que as ações planejadas para o ano de 2019 tenham condições de serem executadas". O Projeto de Lei foi enviado à Assembleia Legislativa e seu trâmite está previsto pelo regramento próprio do Parlamento, que estabelece prazos e em quais comissões o mesmo deve ser discutido. 

 

Sobre a reforma administrativa, o Governo disse que "a mesma está sendo finalizada pela equipe e como já informado, entrará em vigor no próximo mês".

Comentários (0)