Carlesse é reeleito governador com 57% dos votos válidos; Amastha teve 31%

Os votos válidos nesta eleição foram mais de 669 mil e mais de 206 mil foram abstenções. Mais de 14 mil foram votos brancos e mais de 11 mil foram anulados

Mauro Carlesse é reeleito governador do Tocantins
Descrição: Mauro Carlesse é reeleito governador do Tocantins Crédito: Lia Mara/Governo do Tocantins

O governador Mauro Carlesse (PHS) foi reeleito neste domingo, 7, governador do Tocantins após conquistar 404.484 (57,3%) dos votos válidos. O segundo colocado, Carlos Amastha, obteve 219.842 (31,23%) dos votos válidos. O resultado foi confirmado pouco antes das 19h. Márlon Reis (Rede) ficou em terceiro, com 6%, sendo mais de 46 mil votos válidos. César Simoni (PSL) recebeu mais de 31 mil votos. Bernadete Aparecida (PSOL) teve pouco mais de 2 mil votos.

 

Dos 1.038.754 eleitores aptos, compareceram às urnas 831.214 eleitores (80,2%). Os votos brancos computaram 76.167 (4,5%). Nulos corresponderam a 311.558 (18,7%).

 

Eleito governador para um mandato tampão em junho deste ano, durante o segundo turno da eleição suplementar, Carlesse ficaria no cargo até o dia 31 de dezembro deste ano. Com a reeleição, o mandato segue até 2022. A posse acontece tradicionalmente no dia 1º de janeiro de 2019.

 

Carlesse acompanhou a apuração em Gurupi. Após a vitória, o governador declarou que vai continuar seu trabalho pelo Estado, mas agora com mais tempo para planejar suas ações.

 

“Com certeza a vitória só aumenta nossa responsabilidade, mas acima de tudo nós estamos trabalhando e o povo está entendendo que o trabalho que nós estamos fazendo é o trabalho voltado para a comunidade”. Carlesse acrescentou: “esse governo nosso vai ser feito procurando sempre trabalhar para a nossa comunidade, fazendo com que o estado do Tocantins cresça cada vez mais na educação, segurança, infraestrutura e com equilíbrio que nós precisamos tanto dar a esse Estado para manter a máquina trabalhando e reduzir despesa”.

 

O governador reeleito lembrou que no mandato tampão “o tempo foi curto, mas fizemos que a gente conseguiu. Nesses quatro anos vou fazer um mandato programado, bem feito, bem estudado para que a gente consiga fazer um Tocantins melhor para nossa população e nossa comunidade”, disse.

 

A prioridade, segundo o governador, é para a saúde. “Nós vamos investir muito em saúde. Nosso maior objetivo é fazer com que a população se sinta bem atendido e esse Estado vai ser um novo Estado”.

 

Perfil

 

Carlesse nasceu em Terra Boa (PR) e no Tocantins atuou como empresário e agropecuarista. Ele iniciou na política ao se filiar no Partido Verde (PV) em 2011. Foi candidato a prefeito em Gurupi nas eleições de 2012. No ano seguinte, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e venceu as eleições de 2014 para deputado estadual. Foi eleito em julho de 2016 para assumir o cargo de presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2019. Carlesse assumiu o governo do Tocantins após a cassação de Marcelo Miranda (MDB) e Cláudia Lelis (PV) e se candidatou para permanecer no cargo.

Comentários (0)