Carlesse toma posse como presidente da AL, propondo ajudar a governar o Tocantins

Carlesse informou que já convocou uma sessão para a tarde de hoje, para iniciar os trabalhos; deputado disse que ainda vai se inteirar da situação da AL para definir os projetos que serão apreciados

Carlesse é empossado novo presidente da AL
Descrição: Carlesse é empossado novo presidente da AL Crédito: Foto: Twitter/Governo do Tocantins

A posse dos novos membros da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins ocorreu em sessão solene realizada na manhã desta quarta-feira, 1º, em Palmas com as presenças de várias autoridades, entre elas a do governador Marcelo Miranda, e da vice-governadora Cláudia Lelis, que compuseram a mesa de honra, ao lado do novo presidente da Casa de Leis, Mauro Carlesse e da vice-presidente Luana Ribeiro. Vereadores e deputados também prestigiaram o momento. Foram convidados ainda para ocuparem lugares de honra o procurador Geral de Justiça, Clenan Renaut; o arcebispo da Arquidiocese de Palmas, Dom Pedro; o presidente do TCE, conselheiro Manoel Pires; o presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereador Folha Filho; o ex-governador do Tocantins e prefeito de Paraíso, Moisés Avelino; o presidente da OAB, Walter Ohofugi; a vice-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro e presidente da ATM, João Emídio.

 

Na ocasião, o deputado Osires Damaso, que presidiu a AL até esta terça-feira, 31, abriu os trabalhos da Mesa e declarou a posse do atual presidente, Mauro Carlesse. Recém empossado, Carlesse presidiu a sessão solene e declarou empossados os demais eleitos para os cargos da nova Mesa Diretora que legislará pelo período de 2017 a 2019. A chapa encabeçada por Carlesse obteve vitória em todos os cargos com 17 votos, exceto na 3ª secretaria, em que Cleiton Cardoso obteve 16 votos. Após Luana Ribeiro conquistar a vice-presidência, Toinho Andrade foi eleito para a 2ª vice-presidência. A 1ª secretaria ficou com o deputado Jorge Frederico (PSC). Na 2ª secretaria, Nilton Franco obteve vitória. A 3ª secretaria ficou para Cleiton Cardoso. A 4ª secretaria foi conquistada pelo deputado Zé Roberto.

 

Em sua fala, Damaso fez um balanço de sua gestão e  agradeceu aos colegas de plenário e  servidores por colaborarem em sua administração. Ele destacou os esforços  para garantir qualidade dos serviços e a harmonia entre os parlamentares, e lembrou que sempre pautou  sua administração pela austeridade e por ações que resultassem em melhorias para a população. O ex-presidente admitiu ter enfrentado dificuldades, mas ressaltou que elas foram superadas, o que, segundo ele, permitiu a devolução de R$ 6 milhões aos cofres públicos. Também lembrou que entregou uma administração enxuta e sem dívidas. Ao final,  Damaso desejou sucesso ao presidente empossado e aos demais membros da nova Mesa Diretora.

 

Em seguida, o novo presidente agradeceu aos deputados e firmou compromisso de realizar “uma gestão como espera o povo do Estado. Espero que com diálogo possamos encontrar soluções para os problemas do dia a dia. Vamos tomar decisões maduras que traduzam os ideais e as verdadeiras aspirações do povo”, declarou Carlesse, destacando, em sua fala, a união e a parceria em prol do Tocantins. Carlesse deu boas vindas a Solange Duailibe, que não estava presente na sessão, mas substituirá o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos, que saiu em licença médica por 121 dias.

 

O presidente seguiu, em sua fala, afirmando que “o momento exige austeridade e criatividade para que possamos gerar emprego e qualidade de vida para os tocantinenses. Vamos trazer projetos que retomam o desenvolvimento do Estado e a geração de empregos”. Ainda em seu discurso, Carlesse destacou uma renovação na Casa. “Novo tempo e novas práticas políticas de conduta devem ser implementadas. Precisamos renovar e criar mecanismos que possam ser úteis para a população. Respeitarei as decisões firmadas neste plenário. Devemos agir com mais rapidez e eficiência. Me coloco à disposição para, junto com os poderes, trabalhar e buscar soluções para os graves problemas que afetam nosso estado”, avaliou.  

 

O presidente finalizou dizendo que o Tocantins é muito bem visto em outros Estados e que pretende honrar essa boa imagem. “O Tocantins é bem visto pelas pessoas que chegam aqui para começar uma nova vida. Recebemos pessoas do país inteiro e do exterior. Precisamos trazer emprego e melhores condições de vida. Não é justo um estado tão rico como esse deixar pessoas que votaram em nós, deixar de fazer alguma coisa que dê uma vida melhor para essas pessoas. Queremos que esta Casa gere projetos que agradem o povo”. 

 

Após a posse, em entrevista ao T1, Carlesse informou que já convocou uma sessão para a tarde de hoje, para iniciar os trabalhos da Casa. Segundo o presidente, ele ainda precisará se inteirar da situação da AL e do novo cargo para então avaliar e definir quais projetos serão apreciados inicialmente em plenário. Ainda em entrevista, Carlesse adiantou que até o final desta semana as Comissões serão definidas.

Comentários (0)