Centenas de pacientes são atendidos em mutirão de ação criada pelo deputado Mantoan

1º Mutirão do Saúde Metropolitana ocorreu neste sábado, 22, no Ambulatório Municipal de Atenção à Saúde Dr. Eduardo Medrado (Amas), em , em Palmas

Crédito: Divulgação/Ascom Mantoan

Com a chegada de dezenas de vans e ônibus vindos de diversas cidades do Tocantins, o sábado foi atípico no Ambulatório Municipal de Atenção à Saúde Dr. Eduardo Medrado (Amas), em Palmas. O local foi escolhido para receber o primeiro mutirão do programa Saúde Metropolitana, de autoria do deputado estadual, Eduardo Mantoan (PSDB) em parceria com a Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. “A sensação hoje é de dever cumprido ao ver quantas pessoas aguardavam por este atendimento de qualidade, humanizado, com a agilidade e a eficiência merecidas e que têm por direito”, salientou Mantoan.

 

Foram cerca de 10 horas de mutirão para atender os 500 pacientes agendados, entre eles moradores de Palmas e de parte dos 37 municípios contemplados, nesta primeira fase do Saúde Metropolitana. A iniciativa só foi possível graças à destinação da emenda parlamentar do deputado Mantoan de R$ 2 milhões, permitindo que exames e consultas de média e alta complexidades fossem realizados na Rede Municipal de Saúde. “Palmas já é referência em saúde para a maioria das cidades do Estado, então nós organizamos os mutirões para agilizar o atendimento à demanda reprimida das secretarias de saúde do interior, que contam só com os serviços da atenção primária ofertados pelo SUS. No próximo sábado, faremos o segundo mutirão com mais 500 vagas”, explicou o secretário-executivo da Saúde de Palmas, Daniel Borini. 

 

Acompanhada da filha, a moradora de Pium, Rita da Silva Carvalho, trouxe todos os exames para o neurologista analisar. “Eu sinto muita dor de cabeça e faz mais de ano que espero essa consulta pra ver o que é que eu tenho. Estou aliviada por estar aqui hoje!”.

 

Quem também não via a hora de ser atendido por um médico especialista é o Luiz Antônio. O servidor público sofreu um acidente de moto, que deixou sequelas como o afundamento do crânio do lado direito. “Sou um sobrevivente e tenho muita fé em Deus por conta do milagre que Ele fez na minha vida. Além da dor de cabeça forte, eu ando muito esquecido e isso tem me atrapalhado. Então, quando soube que iria ter médico pra me atender em Palmas, agradeci por mais essa chance de cuidar da minha saúde”.

 

Aos 86 anos, o Justino Costa Leite era só sorrisos, enquanto esperava a hora da consulta com o cardiologista. Morador da zona rural de Conceição do Tocantins, o aposentado veio checar como anda o coração. “Eu sou bem forte e tô achando bom demais vir pra cá ver o médico, mostrar esses exames aqui, porque lá onde a gente mora não tem”. A filha dele, Maria da Paz Leite, voltou para casa duplamente aliviada. “Consegui também uma consulta pra mim, que eu tava esperando há muito tempo, além disso o meu tio tá aqui do lado e já estava agendado. Então, minha família toda só tem que agradecer por esse programa, que preserva o que a gente tem de mais importante: a saúde”.

 

Defensor da região metropolitana

Mantoan já é reconhecido pelos tocantinenses como o grande defensor do fortalecimento das regiões metropolitanas em prol da população. Há quase um ano, o deputado apresentou no dia 03 de julho, a Proposta de Emenda à Constituição nº 3/2023, estabelecendo as diretrizes gerais para gestão das regiões metropolitanas. A PEC foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), no dia 26/09/2023.

 

Também é de autoria do deputado Mantoan o requerimento solicitando a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir o tema. O pedido foi aprovado pela relevância do debate com a população, que será diretamente beneficiada com a implantação das regiões metropolitanas.

 

Em outubro do ano passado, o parlamentar apresentou novo requerimento, em regime de urgência, ao Governo do Estado, para que fossem adotadas as medidas necessárias para a designação e a convocação dos membros que irão compor o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Palmas. A solicitação também está aprovada.

Comentários (0)