O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) realizará, entre os dias 16 e 19 de outubro, as Cerimônias Públicas de Geração de Mídias, Preparação e Verificação das Urnas Eletrônicas. É neste ato que serão geradas as mídias de segundo turno, ou seja, as memórias que serão utilizadas nas urnas eletrônicas usadas na segunda etapa do pleito eleitoral, no dia 27. A iniciativa ocorrerá no cartório da 29ª Zona Eleitoral, em Palmas.
A cerimônia pública que marca o início dos preparativos para o segundo turno das eleições começa com a geração das mídias de votação. Essas mídias, que contem os dados necessários para o processo eleitoral, são inseridas nas urnas eletrônicas, substituindo as do primeiro turno. Após essa etapa, é realizada a preparação das urnas, na qual se verifica, de forma aleatória, se todos os procedimentos foram executados corretamente. Essa verificação inclui a confirmação de que os sistemas instalados nas urnas são oficiais e que as mesmas estão devidamente lacradas. No final desse processo, as urnas eletrônicas, que já estavam lacradas desde o primeiro turno, são relacradas após a retirada das mídias anteriores.
Nesta quarta-feira,16, uma cerimônia unificada será realizada para a geração das novas mídias, e a preparação das urnas seguirá até o dia 19 de outubro. Para garantir a segurança do processo eleitoral, algumas urnas são selecionadas por amostragem e submetidas a testes para verificar se suas funcionalidades estão corretas e se estão com os softwares oficiais instalados.Todo o processo é registrado em ata e acontece em cerimônia aberta ao público, permitindo a participação da sociedade, representantes dos partidos políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins (OAB-TO) e outros convidados.
Comentários (0)