Chapa da oposição vence eleições na AL: Osires Damaso consegue 14 votos

A chapa de Osires Damaso ganhou em todas as etapas do processo eleitoral. Para cada cargo foi realizado um processo de votação. Para a Presidência, governistas conseguiram 10 votos.

Osires Damaso vence Eli Borges
Descrição: Osires Damaso vence Eli Borges Crédito: Bonifácio/T1Notícias

O atual presidente Osires Damaso (DEM) venceu a eleição e continua na Presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins com 14 votos, contra 10 de Eli Borges. Luana Ribeiro foi eleita para a primeira vice-presidência, com 13 votos. Na segunda vice venceu Mauro Carlesse com 14 votos. 

 

Para primeiro secretário foi eleito o deputado Jorge Frederico, com 14 votos. Dois votos foram em branco. O candidato Toinho Andrade conseguiu oito votos. O deputado estadual Elenil da Penha foi eleito na segunda secretaria com 13 votos. Na terceira secretaria foi eleito o miracemense Júnior Evangelista com 13 votos, contra 11 do deputado José Bonifácio. Para o cargo de quarto secretário foi eleito o deputado Olyntho Neto com 14 votos. 

 

Os cargos foram votados um por vez seguindo a ordem decrescente. 

 

Governistas lamentam

Os governistas esperavam pelo menos 11 votos. O candidato que representou o grupo governista, Eli Borges, disse que foi firmado um compromisso com 11 parlamentares, mas que se apenas 10 honraram compromisso, alguém traiu ou votou errado. “O voto errado eu acho pouco provável”, disse.

 

O deputado estadual Valdemar Júnior disse que é lamentável, pois esperava pelo menos 11. Da mesma forma Toinho Andrade afirmou que lamenta a falta de compromisso dos parlamentares que se comprometeram com o grupo.

 

Composição das chapas

A chapa governista, encabeçada pelo deputado estadual Eli Borges, teve o deputado Eduardo do Dertins na primeira vice.

 

Na segunda vice estava o deputado estadual Nilton Franco. Em seguida Toinho Andrade concorrendo ao cargo de primeiro secretário. Na segunda, terceira e quarta secretarias estavam Valderez Castelo Branco, José Bonifácio e Amália Santana, concorrendo aos cargos nesta ordem.

 

Na chapa de oposição ao atual governo, encabeçada por Osires Damaso, que venceu o processo eleitoral se inscreveram na primeira vice a deputada estadual Luana Ribeiro. Os demais integrantes da chapa foram Mauro Carlesse como segundo vice-presidente, Jorge Frederico como primeiro secretário, Elenil da Penha, segundo secretário, Junior Evangelista como terceiro secretário e Olyntho Neto como quarto secretário.

 

Atualizada às 15h50.

Comentários (0)