Chapa de Nile reivindica transparência das atas de votação e cumprimento do regimento

Chapa de Nile William informa que Afirma que não teve acesso às atas de votação e pede que o regimento interno do partido seja cumprido

Crédito: Divulgação

A chapa "O PT Tocantins feliz de novo", encabeçada pelo candidato Nile William, que concorre à presidência do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores no Tocantins (PT/TO) emitiu nota para manifestar seu descontentamento com a condução do Processo de Eleições Diretas (PED), as eleições internas do PT, cujo primeiro turno ocorreu no domingo, 6, em todo País. 

 

Nile William e o candidato Diego Montelo foram os dois mais votados e vão disputar o segundo turno no próximo dia 27 de julho. Em resultado parcial, divulgado no domingo, Nile aparecia como mais votado que Montelo. Após, a divulgação do resultado oficial no início da noite desta segunda-feira, Nile perdeu a dianteira, ficando com 1.271 votos contra 1.298 de Diego Montelo.

 

Em nível nacional, os filiados do Tocantins elegeram Edinho, candidato do presidente Luís Inácio Lula da Silva e apoiado no Tocantins  pelo candidato Professor Nile William. Em segundo lugar ficou Romênio Pereira (1.219 votos). Confira aqui o resultado oficial. 

 

A chapa de Nile William explicita na nota que "grupo que atualmente dirige o PT Tocantins — e cujo candidato à presidência é justamente o responsável por conduzir o Processo de Eleições Diretas (PED) — tem demonstrado total falta de compromisso com o partido e com sua militância".  Afirma que não tiveram acesso às atas de votação e pedem que o regimento interno do partido seja cumprido. A nota lembra ainda que foi solicitado um debate entre os candidatos, que também foi negado. 

 

"Divulgam um documento com os supostos resultados da eleição, mas sem apresentar a votação detalhada por município. Isso ocorre em meio a denúncias sérias de fraudes em Tocantinópolis e à recusa do presidente do PT de Bom Jesus do Tocantins em abrir as urnas, diante da possibilidade de derrota eleitoral", explica a nota. 

 

Confira abaixo a nota na íntegra:

O grupo que atualmente dirige o PT Tocantins — e cujo candidato à presidência é justamente o responsável por conduzir o Processo de Eleições Diretas (PED) — tem demonstrado total falta de compromisso com o partido e com sua militância.

 

Solicitamos que as chapas e militantes pudessem acompanhar a apuração e ter acesso às atas de votação. Negaram.

 

Reivindicamos o cumprimento do regimento eleitoral e a realização de debates entre os candidatos. Fugiram.

 

Agora, divulgam um documento com os supostos resultados da eleição, mas sem apresentar a votação detalhada por município. Isso ocorre em meio a denúncias sérias de fraudes em Tocantinópolis e à recusa do presidente do PT de Bom Jesus do Tocantins em abrir as urnas, diante da possibilidade de derrota eleitoral.

 

O PT é o maior instrumento de luta da classe trabalhadora brasileira. Não pode ser tratado como uma instituição pequena ou de interesses pessoais. A atual direção não representa a grandeza do PT Tocantins.

 

Nós defendemos a democracia, as urnas eletrônicas e enfrentamos o fascismo nas ruas. Não aceitaremos que práticas que sempre combatemos sejam agora reproduzidas dentro do nosso partido.

 

Enquanto o resultado nacional foi divulgado de forma pública, o resultado no Tocantins é feito às escondidas.

 

O PED é uma conquista que diferencia o PT dos demais partidos. A forma como esse processo está sendo conduzido no Tocantins rebaixa o PT ao nível daqueles que sempre criticamos.

 

Exigimos acesso imediato às atas de votação e a conferência ampla e transparente dos resultados.


Exigimos respeito à militância do PT!

 

CHAPA “O PT TOCANTINS FELIZ DE NOVO”
Campanha Professor Nile William Presidente

Comentários (0)