O deputado federal Júnior Coimbra (PMDB), Vice-Líder do PMDB na Câmara dos Deputados avalia que as recentes manifestações populares ocorridas em todo o país aumentam a urgência de uma reforma no sistema eleitoral brasileiro.
Para Coimbra, a reforma política é uma necessidade urgente para reformular o sistema político brasileiro que hoje encontra-se envelhecido e não atende mais às exigências da sociedade. “Precisamos realizar uma grande reforma nos sistemas partidário e eleitoral. Essa é uma grande responsabilidade que o Parlamento não pode fugir”, disse.
Em pronunciamento à Nação, na semana passada, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o País precisa de uma ampla e profunda reforma política. No pronunciamento, motivado pelas manifestações recentes que têm ocorrido em todo o País, ela afirmou que é um equívoco achar que qualquer país possa prescindir de partidos políticos e do sistema de representação popular.
Segundo Júnior Coimbra, a última tentativa de votação da reforma política ocorreu no início de abril, mas não houve acordo entre os líderes. A proposta que está pronta para a votação prevê a coincidência de datas para eleições gerais e municipais, financiamento público exclusivo de campanhas eleitorais, fim das coligações para eleições dos Parlamentos, instituição de uma lista flexível de candidatos e simplificação de apresentação de projetos de iniciativa popular.
(Com informações da Agência Câmara)
Comentários (0)