Com a assinatura de 9 vereadores, CPI do Lixo será proposta hoje na Câmara

CPI do Lixo será proposta nesta 3° na Câmara de Palmas com três assinaturas de vereadores da oposição e seis da "base".

Iratã confirma protocolo de pedido de CPI
Descrição: Iratã confirma protocolo de pedido de CPI Crédito: Lourenço Bonifácio/T1

Fontes do Portal T1 Notícias na Câmara de Palmas confirmaram que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do lixo será proposta durante sessão na manhã desta terça-feira, 27.

Em um requerimento conjunto, segundo informou uma das fontes, nove vereadores assinaram o pedido da CPI do lixo. São eles: Iratã Abreu (PSD), Lucio Campelo (PR), Rogério Freitas (PMDB), Joaquim Maia (PV), Emerson Coimbra (PMDB), Waldson da Agesp (PT), Damaso (PR), Junior Geo (PSB), e Jucelino (PTC).

Segundo informou a fonte, “a CPI do lixo é uma resposta dos vereadores à sociedade diante dos fatos que tem sido mostrado quanto à contratação da empresa Terra Clean. É o momento que os vereadores têm para estar respondendo há um procedimento que precisa ser colocado às claras”, afirmou a fonte.

 Líder da oposição confirma

Por telefone o líder da oposição, vereador Iratã Abreu, confirmou as nove assinaturas e disse que a lista requerendo a CPI será apresentada durante sessão desta terça. “Nós entendemos que é preciso apurar todos esses fatos que vem acontecendo. O vício começa quando a gestão quer fazer nova dispensa para contratar novamente uma empresa, sendo que tiveram tempo para planejar, mas não fizeram”.

Após ser apresentado, o requerimento seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois segue adiante com os trabalhos, segundo informou Iratã Abreu.

MPE investiga

O promotor de Justiça Adriano Neves ouviu nesta segunda-feira, 26, o ex-secretário de Transparência e Controle Interno de Palmas João Lira e o ex-ouvidor geral Lailton Costa sobre o contrato com a Terra Clean.

De acordo com o promotor, que falou ao T1 Notícias nesta terça, a oitiva de Lira e Lailton no MPE faz parte do procedimento instaurado para investigar o contrato da Prefeitura de Palmas com a Terra Clean. Segundo o promotor após ouvir Lira e Lailton ficou claro que houve a intenção de impedir que o contrato passasse pela Secretaria de Transparência. “Isto ficou claro, não queriam que o contrato passasse pela Secretaria. O que já sabemos também é que uma servidora fez um parecer do contrato que apontou diversas irregularidades e que este parecer não foi considerado”, disse o promotor.

Prefeito pode ser chamado

Conforme informou o promotor a partir de agora o MPE deve ouvir outros envolvidos. “Vamos ouvir outras pessoas. Inclusive esta servidora”, frisou o promotor, que não descartou a possibilidade de chamar o prefeito Carlos Amastha e o responsável pela empresa Terra Clean para prestar esclarecimentos nos próximos dias.

Comentários (0)