Realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, maior evento municipalista da América Latina, começou oficialmente nesta terça-feira, 26, no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), contando com a presença de vários nomes da política tocantinense, a exemplo do senador Eduardo Gomes (PL), do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e do ex-prefeito de Araguaína e pré-candidato ao governo Ronaldo Dimas (PL).
Esse ano, o evento tem como tema "Município: o caminho para um Brasil melhor" e a programação segue até quinta-feira, 28. O encontro deve apresentar a pauta prioritária dos gestores locais aos Poderes Legislativo e Executivo, bem como aos órgãos de controle. A Marcha conta com fóruns, debates políticos, painéis temáticos, atendimento técnico, área de exposição, entre outros.
“Passa por nossas mãos não o futuro dos Municípios apenas, mas o desta grande nação, Brasil. Se para a prefeitura não é fácil, imagine para a presidência da República. Nós pedimos sabedoria, força para resistir e coragem para decidir”, disse o presidente da República, Jair Bolsonaro, durante o seu discurso para os mais de oito mil participantes na abertura do evento.
ATM projeta participação de mais de 100 gestores tocantinenses
Prefeitos e prefeitas das mais diversas regiões do Tocantins começaram a chegar à capital federal para participarem do evento que discutirá temas de alto impacto nas finanças municipais, como os pisos dos profissionais do Magistério e dos Enfermeiros, além do encargo vinculado à receita, entre outras pautas.
O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Talismã, Diogo Borges, prestigiou a abertura dos trabalhos da Marcha e posteriormente participou da reunião do Conselho Político da CNM.
“A reunião do Conselho Político apresenta tanto as pautas municipalistas, quanto o entendimento e a decisão em torno delas, bem como a melhor maneira de defendê-las perante os poderes. Citamos aqui o Piso dos Enfermeiros ainda em andamento no Congresso, os encargos vinculados aos repasses, ou seja, a aprovação de PEC que assegura que nenhuma obrigação será repassada aos Municípios sem devida indicação da fonte de pagamento, de onde sairá o dinheiro, entre outras pautas pertinentes”, disse o presidente da ATM, que espera contar com a participação de mais de 100 gestores.
Também presente no evento, o prefeito de Paraíso, Celso Morais, destacou que esta é uma oportunidade de buscar melhorias para os municípios e trocar conhecimento entre os gestores. “Estamos em busca de melhorias para os municípios brasileiros em diversas áreas, além de ser uma oportunidade de adquirirmos mais conhecimento, com debates e conversas entre os gestores”, disse o gestor.
*Texto com informações da Agência CNM de Notícias, Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Governo do Tocantins e Prefeitura de Paraíso do Tocantins
Fotos: Zequinha Ayres
Comentários (0)