Com veto a candidatos com mandato, Federação PT/PC do B e PV abre chapa a novos nomes

Estratégia da Federação Brasil da Esperança em Palmas, é chapa paritária,que garante candidatura nata de Solange Duailibe e vai apostar em candidatos partidários à Câmara Municipal

Coletiva de imprensa na sede do PC do B
Descrição: Coletiva de imprensa na sede do PC do B Crédito: Cecilia Leite

Nesta quinta-feira, dia 31 de janeiro de 2024, os presidentes dos diretórios metropolitanos dos partidos PT, Pv e PcdoB em Palmas, capital do Tocantins, selaram um acordo histórico. A Federação Brasil da Esperança (FE-BRASIL), composta por essas legendas, assinou um Termo de Compromisso visando definir os rumos da federação para o pleito das eleições municipais deste ano.

O compromisso, firmado por João Helder Vilela do PT, Antônio Bandeira do Pv e Roberta Tum do PcdoB, delineia as estratégias políticas que guiarão os debates e ações dos partidos que compõem a FeBrasil em Palmas. Este acordo marca um momento significativo na cena política local, onde se busca construir uma alternativa democrática e progressista para a capital tocantinense.

 

Tum quer pré-candidatos com perfil democrático

 

Roberta Tum, presidente metropolitana do PcdoB em Palmas, destacou a importância da coalizão entre os progressistas palmenses, ressaltando a necessidade de avançar na luta democrática da capital. "Este compromisso reflete nosso empenho em promover um debate amplo e inclusivo, visando atender às demandas da comunidade e oferecer um projeto de desenvolvimento social e econômico consistente para Palmas", afirmou Tum.

O Termo de Compromisso estabelece as diretrizes para a formação das chapas proporcionais e majoritárias, bem como define a distribuição paritária do número de vagas para composição dos 24 nomes da chapa proporcional entre os partidos PT, PCdoB e PV. Além disso, há o compromisso de não filiar detentores de mandato de vereador na capital, garantindo assim a paridade entre os candidatos.

 

Vilela diz que decisão é do Metropolitano

 

Disposto a construir uma grande aliança de esquerda, o presidente do PT de Palmas, João Helder Vilela disse na ocasião da assinatura do documento que a decisão sobre os rumos da Federação na Capital será do Diretório Metropolitano. “No caso do PT, a decisão é tomada em Palmas e referendada pela Nacional do partido”, sustenta. No caso de capitais, as decisões locais passam pelo ajuste nacional.

A FE-BRASIL se compromete, ainda, a promover debates com diversos setores da sociedade, visando receber suas demandas e formular políticas públicas que resgatem a dignidade da população palmense. Com foco em áreas vitais como saúde, educação, ação social, mobilidade e cultura, a federação reafirma seu compromisso com uma Palmas mais justa, desenvolvida, igualitária e inclusiva para todos.

Este acordo representa um passo significativo na construção de uma frente unida em prol do progresso e bem-estar de Palmas, colocando os diretórios metropolitanos como protagonistas na definição dos rumos políticos da cidade. Com a assinatura deste Termo de Compromisso, os partidos da FE-BRASIL reafirmam seu compromisso com a democracia e o desenvolvimento de Palmas.


(Thalia Batista - Secretária de Comunicação do PcdoB Tocantins) 

 

Comentários (0)