Comissão no Senado aprova abertura do processo de impeachment por 15 votos a 5

A Comissão do Impeachment no Senado aprovou nesta sexta, 06, por 15 votos a cinco, o parecer do relator Antônio Anastasia para a abertura do processo conta a presidente Dilma Rousseff

Foi aprovada nesta sexta, 06, a abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Por 15 votos a cinco, os senadores da Comissão Especial do Impeachment aprovaram o parecer do relatório do senador Antônio Anastasia (PSDB-MG).

 

Após essa admissibilidade, o prazo é de 48 horas para o parecer ser votado novamente por todos os senadores no plenário. Portanto, a votação deve acontecer na próxima quarta-feira, 11. No plenário, é preciso o apoio da maioria simples (41 votos, se os 81 senadores estiverem presentes). O senador Raimundo Lira (PMDB-PB), presidente da comissão, não votou.

 

A partir daí, Dilma é afastada da presidência e assume o cargo, o vice-presidente Michel Temer.

 

O senador Donizeti Nogueira, do PT Tocantins, se manifestou em nota à imprensa sobre a aprovação do relatório que deu encaminhamento para a admissibilidade do impeachment contra a presidente Dilma. Ele inicia dizendo que “reafirmo meu repúdio ao golpe parlamentar que se desenha”.

 

Donizeti diz que “com um relatório que não apontou claramente qual é o crime de responsabilidade cometido pela presidenta da República, aprovado com justificativas vagas como o “conjunto da obra”, o Senado Federal abriu as portas hoje para que todo e qualquer representante do povo que não tenha uma base parlamentar forte e/ou enfrente uma situação financeira difícil possa ser impedido de exercer seu mandato”. O senador conclui dizendo que “não vai ter golpe. Vai ter luta”.

 

Confira o posicionamento dos senadores:

A favor do impeachment:

PMDB

Dário Berger (SC)

Raimundo Lira (PB) - presidente da comissão: não votou

Simone Tebet (MS)

Waldemir Moka (MS)

Hélio José (DF)

PSDB

Aloysio Nunes Ferreira (SP)

Antonio Anastasia (MG) - relator da comissão: Sim

Cássio Cunha Lima (PB)

DEM

Ronaldo Caiado (GO)

PSB

Fernando Bezerra Coelho (PE)

Romário (RJ)

PR

Wellington Fagundes (MT)

PTB

Zeze Perrella (MG)

PP

Ana Amélia (RS)

Gladson Cameli (AC)

PSD

José Medeiros (MT)

 

 

 

Contra o impeachment:

PT

Gleisi Hoffmann (PR)

José Pimentel (CE)

Lindbergh Farias (RJ)

PCdoB:

Vanessa Grazziotin (AM)

PDT

Temário Mota (RR)

 

 

 

 

Comentários (0)