Em entrevista ao T1 Notícias, o senador João Costa (PPL) afirmou estar confiante na derrubada do veto presidencial ao projeto de lei que estabeleceu nova divisão dos royalties do petróleo.
O Congresso Nacional se organiza para votar a matéria às 12 horas desta quarta-feira, 19, contudo para analisar o veto é preciso votar antes 3.200 vetos presidenciais que já se encontravam na Casa. A exigência foi feita por meio da decisão por meio de liminar do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal.
Segundo João Costa a expectativa é derrubar o veto na Câmara com cerca de 350 votos e no Senado com cerca de 60 votos. “Vai ser uma vitória bonita. Acredito na derrubada do veto na Câmara com 350 votos a favor e cerca de 90 contra. No Senado nossa expectativa é ter 60 votos a favor da derrubada do veto e de 7 a 10 votos pela manutenção do mesmo. Essa expectativa é baseada na votação da urgência da matéria feita na última semana”, explicou o senador.
De acordo com João Costa a articulação em torno da derrubada do veto não prejudica o relacionamento com a presidente Dilma, que nesta quarta estará no Tocantins. “Não prejudica porque ela deve ter sensibilidade para entender que isto é uma questão de justiça. Dois estados não podem ficar com toda riqueza, não são donos do petróleo”, frisou Costa.
Conforme as informações preliminares, se confirmada a divisão entre todos os estados, os royalties do petróleo podem injetar no Tocantins cerca de R$ 60 milhões somente em 2013. A bancada federal do Estado trabalha para que o recurso seja garantido.
Comentários (0)