Conheça o perfil dos candidatos a governador nas eleições suplementares 2º turno

Carlesse e Vicentinho são os candidatos mais bem votados nas eleições suplementares no primeiro turno.

Candidatos disputam cargo de governador no segundo turno
Descrição: Candidatos disputam cargo de governador no segundo turno Crédito: Divulgação

Dois candidatos do Poder Legislativo disputarão o cargo de chefe do Poder Executivo nas urnas no próximo dia 24, no Tocantins. É o segundo turno das eleições suplementares no Tocantins. Mauro Carlesse (PHS) angariou 30% dos votos e, Vicentinho Alves (PR), 22% dos votos do eleitorado tocantinense neste domingo, 3 de junho, no primeiro turno das eleições. 

 

Mauro Carlesse

 

Mauro Carlesse é atualmente o governador interno do Estado do Tocantins. Nascido no município de Terra Boa, Paraná, em 25 de junho de 1960, o candidato a governador para o mandato tampão tem 57 anos. Do Sul, o candidato veio para o Tocantins atuar como empresário e agropecuarista.

 

A carreira política de Carlesse iniciou ao se filiar ao Partido Verde (PV) em 2011, quando então já exercia a presidência do Sindicato Rural de Gurupi. Foi candidato a prefeito daquela cidade nas eleições de 2012. Em 2013, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e candidatou-se a deputado estadual em 2014, conquistando uma vaga para a 8ª Legislatura. Atualmente é filiado ao PHS. No dia 08 de julho de 2016 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2017/2019. Com a cassação do ex-governador Marcelo Miranda em 2018, Carlesse ocupa o cargo interinamente.

 

Vicentinho Alves 

 

Já o segundo candidato mais bem votado no Estado nas eleições suplementares, Vicentinho Alves, é senador da República. Vicentinho Alves nasceu em Porto Nacional e tem como profissão de registro, piloto comercial, além de ser empresário e agropecuarista. Ele  iniciou sua vida pública elegendo-se prefeito de sua cidade natal. Foi Presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Deputado Estadual por dois mandatos, de 1999 a 2007 e tornou-se presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, além de ter consagrado o cargo de Secretário-Geral da União Nacional dos Legislativos Estaduais (UNALE) e já ter ocupado o cargo de governador interino do Estado do Tocantins.

 

Vicentinho Alves também já foi eleito deputado federal, em 2008. Como Senador da República foi Primeiro Secretário da Mesa Diretora no biênio 2015/2016, Líder do Partido da República no Senado Federal e Coordenador da Bancada Federal do Tocantins. Vicentinho Alves assumiu o cargo de senador no lugar de Marcelo Miranda, que foi eleito, mas não pode assumir devido a Lei da Ficha Limpa.

 

Comentários (0)