Sete candidatos à vice-governadoria do Tocantins nas eleições suplementares, que acontecem no dia 3 de junho, terão suas candidaturas registradas pelos candidatos a governador até às 19h desta segunda-feira, 23, no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO).
Até o momento foram confirmados pelos partidos cinco nomes que compõem as chapas às eleições. Dois nomes, os vices de Mario Lucio Avelar (PSOL) e Mauro Carlesse (PHS), serão anunciados ainda hoje.
Confira abaixo o perfil de cada um dos vices já anunciados:
Márlon Reis (Rede) tem como vice o coronel Edvan de Jesus (Sem Partido): coronel da Polícia Militar do Tocantins, Edvan de Jesus Silva é natural da cidade de Gama (DF) e é formado pela Academia de Polícia Militar da Bahia, desde 1994. É graduado em Direito, com pós-graduação em Ciência Política, Defesa e Estratégia Brasileira, em Estudos de Política e Estratégia, Defesa Social e Cidadania e Metodologia e Didática. Também esteve como Chefe de Estado Maior da PM/TO, sub-comandante da Academia de Polícia Militar, diretor do Colégio Militar de Palmas e à frente dos comandos da 1ª CIPM de Arraias e do 4º Batalhão da Polícia Militar. O coronel não é filiado a partidos.
Vicentinho Alves (PR) tem como vice Divino Bethânia (PROS): natural de Araguaína e vereador por três mandatos consecutivos na mesma cidade, Divino é radialista, locutor e apresentador do programa “Comunidade”, na Rede TV. Ele cursou faculdade de Direito até o 7º período e é empresário na área de comunicação e publicidade.
Katia Abreu (PDT) tem como vice Marco Antônio Costa (PSD): empresário em Palmas, Marco Antônio Costa é natural de Porto Nacional e foi primeiro-suplente da senadora Kátia Abreu no Senado, tendo assumido o cargo em 2008 e também em 2012. No Senado atuou como titular nas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE), Serviços e Infraestrutura (CI) e na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga Carlinhos Cachoeira. Foi líder do PSD no Senado até o retorno de Kátia Abreu.
Mauro Carlesse (PHS) – ainda decidindo seu vice: mesmo após convenção, até o final da manhã desta segunda-feira, 23, ainda não havia sido anunciado o vice de Carlesse na disputa às eleições suplementares. A indicação do vice será confirmada hoje, até o final do dia, e deve partir de um dos deputados estaduais Olynto Neto (PSDB), Valderez Castelo Branco (PP) ou do deputado federal César Halum (PRB).
Amastha (PSB) tem como vice Célio Moura (PT): advogado com 40 anos de carreira, Célio Moura fundou o diretório do PT no Norte de Goiás, em 1982. Radicado em Araguaína, é conselheiro da OAB e foi presidente da Ordem dos Advogados em Araguaína duas vezes. Também foi candidato ao governo do Tocantins nos anos de 1990 e 1998, candidato a prefeito de Araguaína em 2004 e candidato ao Senado, pelo Tocantins, em 2006.
Marcos de Souza (PRTB) tem como vice o sargento Jenilson (PRTB): é vereador eleito em 2016 na cidade de Gurupi. Também é mestrando em Gestão e Auditoria Ambiental, administrador firmado e professor nas áreas Gestão Militar e representante classista. Os candidatos disputam em chapa pura, sem coligação.
Mario Lucio Avelar (PSOL) ainda define vice: até o momento não foi oficializado quem será o vice na chapa de Mario Lucio Avelar (PSOL). A proposta é que uma mulher assuma a vaga. Foram sugeridos os nomes da secretária do PSOL, Lúcia Miranda; a presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil no Tocantins (CTB-TO), Sandra Leitão e a presidente da Casa 8 de Março, Bernadete Aparecida.
Comentários (0)