Contra postura de Bolsonaro, Carlesse e demais governadores assinam carta

A senadora Kátia Abreu disse que ficou aliviada quando viu o nome de Carlesse na lista dos governadores que assinaram a carta "em favor da democracia". Ela diz que também apoia o manifesto

Crédito: Reprodução

O governador Mauro Carlesse (DEM) foi um dos signatários da carta aberta em que Executivos de 20 estados manifestaram apoio aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para atender às necessidades dos estados em meio à crise do coronavírus. A carta é do Fórum Nacional de Governadores, ocorrido neste sábado, 18, e divulgada no domingo, 19.

 

O documento diz que Bolsonaro afrontou “princípios democráticos que fundamentam nossa nação” por falas contra os dois líderes.

 

A senadora Kátia Abreu, líder da bancada tocantinense no Congresso, manifestou satisfação pelo governador Carlesse ter assinado o documento. Em sua conta no twitter, a senadora postou: “Governador do Tocantins assinou o manifesto em favor da Democracia com outros 19 colegas; fiquei aliviada quando vi seu nome na lista; eu apoio o manifesto”.

 

Nas últimas semanas, o Congresso Nacional tem debatido medidas para amenizar os efeitos econômicos da crise gerada pela pandemia, a exemplo da queda da arrecadação depostos nos estados e, com isso, a onda de demissões e fechamento de vários segmentos do comércio.

 

Na semana que passou, Bolsonaro acusou o presidente da Câmara de estar conduzindo "o Brasil para o caos".

 

Em um dos trechos da carta, os governadores dizem que, "nesse momento em que o mundo vive uma das suas maiores crises, temos testemunhado o empenho com que os presidentes do Senado e da Câmara têm se conduzido, dedicando especial atenção às necessidades dos estados, do Distrito Federal e dos municípios brasileiros".

 

No documento, os governadores contestam as declarações do presidente e ressaltam que consideram “fundamental superar nossas eventuais diferenças através do esforço do diálogo democrático e desprovido de vaidades”.

 

Ainda de acordo com o documento, a “saúde e a vida do povo brasileiro devem estar muito acima de interesses políticos, em especial nesse momento de crise”.

 

Assinam a carta:

 

RENAN FILHO - Governador do Estado de Alagoas

WALDEZ GÓES - Governador do Estado do Amapá

RUI COSTA - Governador do Estado da Bahia

CAMILO SANTANA - Governador do Estado do Ceará

RENATO CASAGRANDE - Governador do Estado do Espírito Santo

RONALDO CAIADO - Governador do Estado de Goiás

FLÁVIO DINO - Governador do Estado do Maranhão

MAURO MENDES - Governador do Estado de Mato Grosso

REINALDO AZAMBUJA - Governador do Estado de Mato Grosso do Sul

HELDER BARBALHO - Governador do Estado do Pará

JOÃO AZEVÊDO - Governador do Estado da Paraíba

PAULO CÂMARA - Governador do Estado de Pernambuco

WELLINGTON DIAS - Governador do Estado do Piauí

WILSON WITZEL - Governador do Estado do Rio de Janeiro

FÁTIMA BEZERRA - Governadora do Estado do Rio Grande do Norte

EDUARDO LEITE- Governador do Estado do Rio Grande do Sul

CARLOS MOISÉS - Governador do Estado de Santa Catarina

JOÃO DORIA - Governador do Estado de São Paulo

BELIVALDO CHAGAS - Governador do Estado de Sergipe

MAURO CARLESSE - Governador do Estado do Tocantins

 

Comentários (0)