Convenções confirmam 5 candidatos a governador do TO para as prximas eleições

Cinco candidatos são confirmados em convenções partidárias para concorrer ao cargo de governador do Estado do Tocantins. As candidaturas devem ser registradas no TRE até dia 5 de julho...

Cinco concorrem a governador do Tocantins
Descrição: Cinco concorrem a governador do Tocantins Crédito: T1 Notícias

Com o fim do prazo para convenções partidárias, nesta segunda-feira, 30, os partidos confirmaram cinco candidatos ao Governo do Tocantins para as eleições de outubro próximo. Sandoval Cardoso, Marcelo Miranda, Ataídes de Oliveira, Élvio Quirino e Carlos Potengi tiveram suas candidaturas homologadas em convenção.

 

Na chapa governista, composta pelos partidos SD, PDT, PSDB, PTB, DEM, PPS, PSB, PP, PR, PSL, PRP, PEN, PHS, PTC, PRTB, PRB e PCdoB, são candidatos na majoritária: para governador do Estado, Sandoval Cardoso e o candidato a vice-governador é Ângelo Agnolin. Para o Senado Federal concorre o deputado federal Eduardo Gomes com o atual vice-governador, Tom Lyra, de primeiro suplente de senador.

 

A oposição concentra outros quatro candidatos. O PMDB lançou para governador do Estado o ex-governador Marcelo Miranda com o candidato a vice-governador, Marcelo Lelis (PV), atualmente deputado estadual. Ao senado, tenta a reeleição a senadora Kátia Abreu.

 

Para suplente de senador, a indicação ficou por conta do PT, que indicou inicialmente Milne Freitas, mas já há especulações de que este nome deve ser alterado e cogita-se a indicação de Donizeti do PT ou da deputada estadual Amália Santana. A informação não foi confirmada.

 

Sem abrir mão da candidatura própria, o senador Ataídes Oliveira (PROS) também é candidato a governador. O candidato a vice-governador ainda não foi definido. O vereador Pastor João Campos foi convidado para ser o candidato a vice-governador do PROS, mas ele não aceitou o convite. Ao Senado federal o PROS lançou Sargento Aragão, atual deputado estadual. 

 

O quarto candidato a governador é o professor Élvio Quirino, do PSOL, que também optou pela candidatura própria. O partido ainda não havia decidido em convenção quem seria o candidato a vice-governador. Ao Senado Federal quem concorre é Joaquim Rocha.

O quinto candidato a governador é Carlos Potengi, do Partido Comunista Brasileiro.

 

(Atualizada com correções às 12h24)

Comentários (0)