Com o término da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia, a discussão em torno de qual CPI seria instaurada chegou ao fim: a da Saneatins, proposta pelo deputado Eduardo do Dertins (PPS), foi autorizada pelo presidente da Assembleia Legislativa (AL), Sandoval Cardoso (SDD) nesta quinta-feira, 26, a ser instaurada primeiro que a do Igeprev. A oposição criticou veemente a decisão, pois queriam que a CPI do instituto previdenciário fosse colocada em funcionamento primeiro.
De acordo com Eduardo do Dertins assim que for montada a comissão, um dos primeiros quesitos que será colocado na pauta das investigações será a montagem de uma somatória dos serviços prestados. “É necessário para verificar o custo de cobrança de água e esgoto que é feito pela empresa. Isso vem desde quando ela foi privatizada”, afirmou. Ele destacou ainda que a CPI será colocada em funcionamento ainda no início de 2014. "Para não perdemos tempo", justificou.
Ele disse que acredita que haja equívocos em algumas cobranças que são feitas pela Saneatins, e que a CPI vai investigar tudo isso. “Se identificarmos esses equívocos, que eles possam ser corrigidos. Entendo que o serviço de tratamento do Tocantins não é igual para todos, temos distritos e povoados que ainda não tem esgoto tratado, e se existe é parcialmente na cidade”, completou.
Após a instauração da CPI, os membros são definidos dentro da própria AL. Ela é composta por cinco membros e cada bloco ou bancada deve indicar um integrante e um suplente para fazer parte da comissão. Após a montagem do grupo, o relator é escolhido.
Oposição queria CPI do Igeprev primeiro
Durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira, 27, vários deputados de oposição criticaram a decisão de Cardoso de aceitar a CPI da Saneatins antes da do Igeprev. De acordo com eles, essa é uma atitude proposta pelo próprio Governo para dificultar os trabalhos de investigação no instituto previdenciário do Estado.
O deputado José Roberto (PT) foi um dos parlamentares que ficou mais revoltado no plenário da Casa após a determinação da criação da comissão proposta por Eduardo do Dertins. “A do Igeprev é mais importante neste momento”, chegou a destacar em uma de suas declarações.
Ainda tentando realizar uma manobra para que a CPI da Saneatins não fosse instaurada, a deputada estadual Josi Nunes (PMDB) pediu a retirada do seu nome, assim como o deputado Eli Borges (Pros), da lista que previa a criação da comissão proposta por Eduardo do Dertins. “Não sou contra a criação desta CPI, mas diante do contexto em que estamos a do Igeprev deve ser criada neste momento”, reforçou.
Saneatins
A assessoria de comunicação da Foz|Saneatins informou ao T1 Notícias que aguarda ser notificada oficialmente e que não comentará o caso até que isso aconteça.
Entenda
De acordo com informações obtidas junto aos parlamentares da Casa, não podem ser instauradas mais de duas CPIs na AL. Quando as duas foram propostas, estava tramitando a CPI da Telefonia e ainda tramita a da Celtins. Após o rombo milionário no Igeprev, comprovado pelo Ministério da Previdência Social (MPS), o deputado Sargento Aragão (Pros) propôs que a CPI do Igeprev fosse instaurada imediatamente.
Na última semana, com o fim da CPI da Telefonia, que tinha como presidente a deputada Josi, Eduardo do Dertins reacendeu a discussão no Plenário da AL de que a comissão de investigação da Saneatins fosse criada primeiro, já que havia sido proposta anteriormente.
(Atualizada às 12h45)
Comentários (0)