Damaso antecipa parecer contra: benefício deveria ser proposto por ato da mesa

Relator do projeto que trata do auxílio saúde na AL, Damaso aponta que benefício só pode ser proposto através de ato da mesa diretora após análise do seu impacto financeiro...

Deputado Osíres Damaso
Descrição: Deputado Osíres Damaso Crédito: Lourenço Bonifácio

O relator do projeto de resolução nº 7/2013 que cria o auxílio-saúde para os deputados estaduais, Osires Damaso (DEM), adiantou que seu parecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é contrário à proposta.  

O parecer do relator ainda não foi apresentado, o que só deve acontecer em duas semanas. Conforme Damaso, o benefício só poderia ser instituído através de ato da mesa diretora como foi o caso do auxílio moradia. O projeto foi proposto pelo deputado estadual José Bonifácio (PR) em sessão noturna no último dia 8 de maio. Nesta quarta-feira, o T1 Notícias fez um levantamento com os deputados sobre o auxílio. Dos 24 parlamentares, sete já se posicionaram contra, dez estão analisando e dois declaram que vão votar a favor. Damaso apontou ainda que não há um estudo do impacto financeiro do auxílio-saúde para saber se vai ter recurso para pagar. 

Após Damaso apresentar seu parecer na CCJ, o artigo 129 parágrafo 1º do regimento interno da AL, estabelece que o projeto deve ser encaminhado diretamente à Comissão de Finanças e Tributação. Conforme Damaso, a Comissão de Finanças deve emitir seu parecer e após isso o projeto deve ser encaminhado à mesa diretora da Assembleia. “Quem administra a Casa é a mesa diretora. Pelo regimento o benefício deveria ter sido proposto por ato da mesa diretora e não do deputado Bonifácio”, disse Damaso apontando que seu parecer é contrário à forma como o projeto foi proposto.

Resolução

O projeto de resolução tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e conforme Bonifácio será para ressarcir os parlamentares pelas despesas com saúde. O projeto prevê que os gastos sejam comprovados através de nota fiscal. O relator deputado Osires Damaso (DEM) informou ao T1 Notícias que vai enviar para a Procuradoria da AL emitir parecer jurídico. “Somente após esse parecer eu vou emitir o meu como relator”, afirmou Damaso acrescentando que o projeto deve ser enviado para a Comissão de Finanças e Tributação. Após isso será enviado para votação em plenário.


Confira o que já foi publicado sobre o assunto:

Dos 24 deputados, sete são contra, dez analisam e dois a favor do benefício

Em sessão extra no final da noite, deputados aprovam auxílio moradia

 

Comentários (0)