Capital provisória do Estado no ano de 1989, o município de Miracema tornou-se, novamente, nesta quinta-feira, 07, o centro administrativo do Tocantins por um dia. Uma vasta programação foi articulada na cidade pelo Governo do Estado para marcar a data. ”Miracema é um palco que ninguém pode esquecer” ressaltou o governador Marcelo Miranda. Na ocasião, Marcelo mencionou o encontro com o presidente Michel Temer, que aconteceu na noite desta quarta-feira, 06, em Brasília, e disse ser contra a transposição do Rio Tocantins, pauta que será debatida pelos deputados na Assembleia Legislativa, também transferida para Miracema.
O governador ponderou em seu discurso que o “governo Marcelo Miranda não pensa em si, pensa no povo” e lembrou os governadores que passaram pelo comando do Estado nos seus 28 anos de história. “Saúdo todas as pessoas que tiveram a oportunidade de sentar a mesa e discutir um projeto para o Tocantins. Desde os auxiliares de serviço aos governadores. Governador Siqueira Campos, Moises Avelino e Raimundo Boi” acrescentou.
Miranda manifestou, ainda, se sentir honrado em ter a oportunidade, de mais uma vez, voltar a primeira capital do Tocantins como governador e lembrou, que foi no município de Miracema, que todos os poderes do Estado foram constituídos.
“Estou muito feliz. Quem teve oportunidade de ver o início do nosso Estado, teve a oportunidade de conhecer um pouco da história do norte do Goiás e a criação de nosso Estado. A Evolução está aí. Todos estão aí para assistir este momento importante para o desenvolvimento sócio econômico do Tocantins” destacou Marcelo.
Temer e transposição do Rio Tocantins
Ao Portal T1, o governador disse que, juntamente com demais governadores que se encontravam na capital do país para participar do encontro de governadores do Brasil Central, fez uma visita cordial ao presidente Michel Temer (PMDB). No encontro, segundo o governador, foi tratado o apoio dos gestores no projeto da Reforma da Previdência, que hoje tramita na Câmara dos Deputados, para ser concluído ainda este ano.
Sobre um dos projetos que a Assembleia Legislativa, em Miracema, colocou para apreciação, a transposição do Rio Tocantins, Marcelo ressaltou ser contra. “Temos que valorizar o que temos. Nossos rios são importantes, estamos neste comento discutindo a importância da hidrovia Tocantins-Araguaia”.
Serviços para população
Durante todo o dia, ações de saúde e cidadania foram oferecidas a população de Miracema. Entre eles, a entrega da Carteira Nacional do Trabalhador Manual para os artesãos de Miracema que fazem parte do Programa do Artesanato Brasileiro.
Das mãos do governador, Fernanda Rocha Fonseca recebeu a sua Carteira com muito entusiasmo. “Agora temos o reconhecimento como artesão e poderemos nos apresentar em feiras nacionais e internacionais, além do cadastro a nível nacional que nos dá o direito e reconhecimento do nosso trabalho”.
Momento histórico
A transferência da capital para Miracema acontece todo dia 7 de dezembro, data que foi definida a cidade como capital provisória do Tocantins até a criação da cidade de Palmas. Miracema como capital por um dia atende artigo da Constituição Estadual e Regimento Interno da Assembleia Legislativa, que transforma o município no centro administrativo do Tocantins para recordar a trajetória e o contexto histórico da cidade.
Comentários (0)