Defesa de Marcelo Miranda pede agilidade no julgamento de recurso junto ao TSE

Solano Donato, advogado da coligação do candidato Marcelo Miranda, pede celeridade no julgamento de recurso. Advogado diz que medida é comum em processos eleitorais

Desembargadora Jacqueline Adorno
Descrição: Desembargadora Jacqueline Adorno Crédito: T1 Notícias

A coligação “A experiência que faz a mudança”, que tem como candidato ao governo Marcelo Miranda (PMDB), entrou com pedido junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) solicitando ao órgão permissão para levar em mãos, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o recurso do Ministério Público Eleitoral, que trata do pedido de impugnação de Marcelo Miranda, para ser julgado pela instância superior.

 

O advogado da coligação, Solano Donato, ressaltou que a medida é comum a todos os processos eleitorais, tendo em vista ter transcorrido o prazo junto ao TSE.

 

“Assim, a celeridade processual, com intuito de afastar a insegurança jurídica defendida pelos adversários, inerente a todos os processos eleitorais e a busca pela aplicação a tempo e modo da esperada Justiça, o que deveria ter ocorrido no TSE no máximo até o dia 21 de agosto próximo passado, revela-se como motivação para que os autos fossem levados em mãos para o Tribunal Superior Eleitoral. Certamente quem teme não tem pressa”, afirmou.  

 

O pedido, feito pelos advogados da coligação que tem como candidato ao governo Marcelo Miranda (PMDB), foi atendido pela presidente do TRE-TO, desembargadora Jacqueline Adorno. Com a decisão, o processo foi enviado ao TSE por portador da coligação, uma medida permitida pela legislação eleitoral, normalmente usada pelo autor do recurso.

 

A coligação “A mudança que a gente vê”, que tem como candidato Sandoval Cardoso, acusa a defesa de Marcelo Miranda de temer que não haja tempo hábil para troca de candidato caso o registro de candidatura seja negado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Mas, o advogado Solando Donato negou a afirmação da coligação governista. “Informamos que nunca tivemos, temos ou teremos qualquer temor quanto ao prazo existente na legislação eleitoral para eventual substituição de candidatos”, disse.

 

O advogado defende que o candidato ao governo Marcelo Miranda está elegível e que seu registro será mantido em definitivo pelo TSE. Solano relembra que o posicionamento do TRE pelo deferimento da candidatura de Marcelo Miranda está em harmonia com diversos julgamentos proferidos por outros Tribunais Regionais e que estão sendo mantidas pelos membros do TSE.

 

 

Comentários (0)