Deputados aprovam PEC do Orçamento Impositivo por unanimidade na AL

O Projeto de Emenda Constitucional (PEC) do deputado Freire Júnior, que trata do Orçamento Impositivo, foi aprovado por unanimidade em mais de um turno de votação pelos 16 deputados presentes...

Deputados aprovam PEC do orçamento impositivo
Descrição: Deputados aprovam PEC do orçamento impositivo Crédito: Bonifácio/T1Notícias

A Proposta de Emenda Constitucional nº 2, que trata do Orçamento Impositivo, foi aprovada na tarde desta quarta-feira, 15, na Assembleia Legislativa (AL). 16 parlamentares estavam presentes e todos votaram pela aprovação da PEC.

 

A PEC modifica o inciso 2 do Artigo 15, acrescenta o inciso 10 no artigo 80 e, ainda, acrescenta o artigo 80-a, todos da Constituição Estadual, tornando de execução obrigatória a programação constante da LOA - Lei Orçamentaria Anual.

 

A matéria que trata do Orçamento Impositivo é de autoria do deputado estadual Freire Júnior (PV). Embora não estivesse presente no momento da aprovação da PEC, o deputado Freire Júnior foi lembrado pela deputada Luana Ribeiro, que destacou a importância da aprovação do Orçamento Impositivo e o legado que deixará o deputado Freire Júnior na AL.

 

A deputada Luana Ribeiro ressaltou que, mesmo não tendo conseguido a reeleição, o deputado estadual Freire Júnior deixa seu nome marcado com a aprovação da matéria, uma benfeitoria para todos os tocantinenses. Para a deputada, a aprovação da PEC representa um passo importante para a independência do Legislativo. “A independência do Legislativo é o caminho para a política sadia, madura, convicta, positiva e de resultados para a população”, defendeu a parlamentar.

 

A PEC foi sugerida pelo deputado Freire Júnior (PV) e subscrita por nove deputados. “Quero parabenizar o deputado Freire Júnior que teve essa iniciativa. Fico emocionada com projetos assim que trazem benefícios reais à população”, disse. Atualmente, os deputados apresentam emendas ao projeto de lei do orçamento anual (Ploa) e autorizam o Executivo a executá-lo. Com a aprovação da PEC, a execução se tornará obrigatória para as emendas parlamentares, o que reforça as condições para que o deputado resista às pressões que enfrenta no exercício do seu mandato.

 

O deputado estadual Freire Júnior foi procurado pelo Portal T1 Notícias para repercutir a aprovação da PEC de sua autoria, mas não atendeu as ligações. O espaço continua aberto. 

 

(Com informações da Ascom)

Comentários (0)