Deputados devem registrar candidatura em chapas ou avulsas no domingo, na AL

As candidaturas só podem ser registradas após a Sessão Solene de posse dos deputados eleitos, no domingo. Cada cargo é votado separadamente.

Assembleia Legislativa do Tocantins
Descrição: Assembleia Legislativa do Tocantins Crédito: Bonifácio/T1Notícias

A votação para a presidência da Assembleia Legislativa (AL) acontece neste domingo, 1º de fevereiro, logo após a Sessão Solene de posse dos deputados eleitos em 2014, marcada para iniciar às 9h.

 

O rito do dia

Primeiro acontece a cerimônia de posse dos 24 deputados. Encerrada a Sessão, o atual presidente da Casa, Osires Damaso (DEM), convoca uma Sessão Extraordinária para a eleição da Mesa Diretora.

 

No intervalo entre a sessão de posse e a eleição, as chapas devem se inscrever no Protocolo da Casa de Leis. As chapas são compostas por sete cargos: presidente, primeiro vice-presidente, segundo vice-presidente , secretário geral, primeiro secretário, segundo secretário e terceiro secretário. Os deputados também podem se inscrever de forma avulsa, ou seja, sem concorrer junto com uma chapa.

 

Votação

Aberta a sessão para a eleição, todos os deputados presentes votam. A votação ocorre por cargo, ou seja, cada cargo é votado separadamente. O voto secreto em cédula de papel é depositado em uma urna. Os votos são conferidos por dois deputados que são pré-determinados para conferir as urnas e analisar a integridade da votação. Os cargos são votados na ordem do maior para o menor, ou seja, do presidente ao 3° secretário.

 

Mesmo que haja apenas uma chapa concorrendo, haverá votação, já que os deputados podem se abster de votar, votando em branco.

 

De acordo com a Diretoria de Comunicação da AL, a previsão é que a cerimônia de posse e a eleição acabem por volta do meio-dia, sendo que a eleição deve durar cerca de uma hora.

 

Portanto, os deputados têm até o fim da sessão solene de posse para articular e decidir sobre as chapas concorrentes.

 

Comentários (0)