O deputado Osires Damaso, que assumiu a presidência da Assembleia Legislativa (AL) na noite da última sexta-feira, 4, após Sandoval Cardoso ser empossado governador do Estado, disse ao T1 Notícias na manhã desta segunda-feira, 7, que os parlamentares devem se reunir nesta terça-feira, 8, para iniciar as discussões em torno das eleições indiretas, que devem ser convocadas pela AL para até o dia 4 de maio.
Segundo Damaso não há pressa para realizar o processo. "Temos muito tempo", disse Damaso, que explicou que na eleição indireta a Assembleia deverá eleger uma chapa com nome para o cargo de governador e vice e que qualquer cidadão tocantinense filiado a um partido político pode se candidatar até três dias antes da votação. “Quando publicarmos as convocações para a eleição, qualquer filiado pode se candidatar até 72h antes da eleição. Estando com toda a documentação correta a chapa será registrada e vai entrar na disputa”, disse.
“A votação será aberta e verbal”, destacou Osires Damaso. Isso significa que a escolha de cada um dos deputados será anunciada, sendo assim seu voto será público.
Sobre as candidaturas já anunciadas, como por exemplo do deputado Marcelo Lelis (PV) e de Paulo Mourão (PT), além do PROS que também anunciou que lançará Ataídes Oliveira como candidato, o presidente da AL reafirmou que qualquer político pode se candidatar e que eles devem articular com os deputados a busca pelos votos.
Regulamentação
Já com relação à regulamentação das eleições ele disse que a mesa diretora irá definir isso, mas adiantou que como é a própria Assembleia que rege “nós podemos regulamentar de modo a permitir que todos disputem”, se referindo especialmente ao prazo de um ano de filiação exigido pelo TRE, mas que a AL pode não cobrar.
Caso a Assembleia exija o prazo de filiação há pelo menos um ano no atual partido, Sandoval Cardoso (SD) estaria impedido de disputar as eleições indiretas, visto que ele se filiou ao Solidariedade no segundo semestre do ano passado, assim como muitos outros políticos.
As eleições indiretas devem acontecer até o dia 4 de maio, quando completará 30 dias da renúncia do ex-governador Siqueira Campos.
Lelis lança candidatura a governo na Eleição Indireta em protesto contra "golpe"
PT repudia atos de renúncia e lança Paulo Mourão candidato às eleições indiretas
Eduardo garante: "não disputo eleição indireta", mas em outubro há possibilidade
Assembléia deve regulamentar indiretas dispensando filiação prévia de um ano
Comentários (0)