Os trabalhos dos deputados na Assembleia Legislativa (AL) recomeçam nesta terça-feira, 4, e várias matérias prometem acalorar as discussões entre os parlamentares. A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saneatins, instaurada no ano passado, é uma delas. Por ter sido colocada primeiro que a CPI do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado (Igeprev), essa comissão gerou um desconforto entre a base e a oposição na Casa.
Outra questão que também promete elevar as discussões no Plenário da AL é a matéria aprovada às pressas em dezembro, sem análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e da de Transportes e Desenvolvimento Urbano, que trata da criação da Região Metropolitana de Palmas (MetroPalmas).
De acordo com o presidente da AL, Sandoval Cardoso (SDD), mesmo com várias demandas em discussão, o retorno das atividades legislativas tem tudo para ser tranquilo. “A gente retorna amanhã (04) com as baterias carregadas e com todo mundo descansado. Já que não tem nada muito atrasado ou passado de hora acredito que a volta será tranquila. Hoje ainda será feita a pauta da sessão desta terça”, afirmou.
Sobre as polêmicas em torno das CPIs da Casa, Cardoso afirmou que esse assunto poderá ser resolvido rapidamente. “Está próximo de terminar a (CPI) da Celtins. Toda aquela perturbação de uma na frente da outra não modificou nada, já que entramos de recesso. Com o fim da CPI da Celtins, já pode ser instalada a do Igeprev”, declarou. De acordo com o regimento do AL, não podem ser instauradas mais de duas CPIs na Casa.
Questionado sobre os possíveis debates em torno da MetroPalmas, o presidente declarou que toda discussão é bem-vinda. “Mas nada muda o resultado da aprovação dela. O Governo pelo menos não mandou nada que se referisse a ela”, destacou.
Palito sai
Com a nomeação do deputado estadual Raimundo Palito (PEN) como secretário de Trabalho e Assistência Social (Setas), o suplente de deputado, Jorge Frederico (SDD) assume novamente uma cadeira na AL. No ano passado ele já havia assumido com o afastamento temporário de Palito. Ele também é da base governista.
Novos projetos
De acordo com a Diretoria de Comunicação da AL, cinco novas matérias já foram encaminhados pelo Governo para entrar em pauta este ano, sendo três Medidas Provisórias (MPs) e dois Projetos de Leis (PLs), que serão lidos nesta terça-feira, 4, e distribuídos para as devidas comissões.
Comentários (0)