Destacando Outubro Rosa, Negreiros comenta importância de autoexame e mamografia

O presidente da Câmara de Palmas, Major Negreiros, alerta sobre a importância da prevençãoe do diagnóstico precoce do câncer de mama

Crédito: Divulgação

O Outubro Rosa é um movimento que simboliza anualmente em todo o País a luta contra o câncer de mama. O objetivo é estimular as pessoas a participarem das campanhas de prevenção, e, as mulheres, a fazerem o autoexame de mama e a mamografia.


 

Outro foco é a importância de chamar a atenção para diagnóstico precoce da doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira.

 

Para relembrar essa luta, o presidente da Câmara de Palmas, Major Negreiros (PP), alerta sobre a importância sobre o autoexame e também da mamografia. “Quanto mais cedo for descoberto, maior a chance de cura. Por isso a prevenção é uma das estratégias mais eficazes na luta conta o câncer de mama”, afirmou.

 

Conforme o INCA no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, pois a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

 

Prevenção

De acordo com o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) o autoexame deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o autoexame todo o mês.Porém a mamografia é ainda o método mais eficaz para o diagnostico precoce.

 

Quanto antes houver a descoberta do tumor, maiores serão as chances de sucesso do tratamento. Para saber mais sobre assunto basta acessar o site http://www2.inca.gov.br.

 

Homens

O ginecologista e mastologista Roberto Hegg afirmou em seu site www.minhavida.com.br, que até pouco tempo acreditava-se que só mulheres, principalmente as com mais idade, podiam desenvolver o câncer de mama.  No entanto homens e moças cada vez mais jovens podem sofrer deste mal. 

 

Ainda de acordo com Hegg, o câncer de mama atinge um homem em cada 100 mulheres e a ocorrência desta neoplasia tende a aumentar caso haja o uso de anabolizantes e hormônios.

 

Conforme o INCA, em 2011 foram registrados 13.345 casos de câncer de mama em todo o Brasil. Destes, 120 foram em homens em 13.225 mulheres.

 

Comentários (0)