Dia de Eleição: 870 locais de votação no TO estão abertos até as 17h; veja detalhes

Eleitor escolherá candidatos aos cargos de deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente da República

Eleitores de Palmas já fazem fila para votar
Descrição: Eleitores de Palmas já fazem fila para votar Crédito: T1 Notícias

Abriram às 8 horas deste domingo, 7, os portões dos 870 locais de votação em 33 zonas eleitorais no Tocantins. Em Palmas, logo cedo, filas já se formavam nas em colégios e escolas. Até as 17 horas de hoje o total de 1.039.439 eleitores do Estado poderá ir a uma das 4.872 urnas para escolher os candidatos aos cargos de deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente da República.

 

Esta é a terceira eleição que o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins realiza neste ano, uma vez que no Estado houve o 1º e 2º turno das Eleições Suplementares, no mês de junho, para a escolha do novo governador para o mandato tampão até 31 de dezembro.

 

Na hora de votar neste domingo o eleitor deve apresentar documento de identificação com foto ou o e-título, que é o documento virtual criado pela Justiça Eleitoral para auxiliar os eleitores. O eleitor que deixou de votar no 1º e 2º turnos da eleição suplementar vota normalmente hoje.

 

O eleitor escolherá primeiro o deputado federal (quatro dígitos). Depois, será a vez de votar para um deputado estadual (cinco dígitos), em seguida em dois senadores (três dígitos), um governador (dois dígitos) e, por fim, o presidente da República (dois dígitos).

 

Ao digitar os números, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, o eleitor aperta a tecla verde Confirma. Para o cargo de senador, o eleitor deve fazer a operação duas vezes. 

 

A urna eletrônica também tem a tecla Corrige, que permite ao eleitor mudar o voto caso detecte algum erro. A Justiça eleitoral disponibilizou um simulador de votação para o eleitor praticar e não se confundir no dia da votação.

 

Voto na legenda

 

Nos casos de deputado federal e estadual, o eleitor pode votar no partido, sem escolher um candidato específico. Neste caso, é preciso apertar dois dígitos (números do partido).  Antes da confirmação do voto, a urna apresentará a informação do respectivo partido e mensagem alertando ao eleitor que, se confirmado o voto, ele será computado para a legenda. 

 

Voto nulo e em branco

 

Há opção de anular o voto, nesse caso, basta votar em um número inexistente - que não seja de nenhum candidato ou partido - e confirmar. Para votos em branco, há uma tecla específica na urna eletrônica. Os votos nulo e em branco não são considerados válidos, ou seja não entram na contagem para escolha de um candidato, são usados apenas para estatísticas. 

 

Palmas tem maior parte do eleitorado

 

Segundo o TRE-TO, os cinco maiores colégios eleitorais do Tocantins são Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso. A maior parte do eleitorado está na Capital, correspondendo a 185.254 eleitores, ou 17,82%. O eleitorado indígena corresponde a 5.039 eleitores, distribuídos em aldeias nas cidades de Tocantínia, Tocantinópolis, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pedro Afonso, Goiatins, Itacajá, Santa Fé do Araguaia.

Comentários (0)