A Direção Estadual do PSOL acusou o secretário geral da sigla, Fábio Ribeiro, de descumprir o regimento interno do partido. O coordenador político, Celso Marques e o pré-candidato ao Governo pelo Psol, Elvio Quirino, afirmaram que gastaram “muita energia durante todo o período que estivemos com Fábio Ribeiro, o defendendo de acusações que pesam sobre ele, de outros partidos. Defendemos ele e agora nos sentimos traídos”, afirmaram.
Ambos, membros da Direção, estiveram no Portal T1 Notícias na tarde desta segunda-feira, 26, para esclarecer os motivos pelos quais decidiram tirar Fábio Ribeiro do cargo. “Ele estava tentando, a todo o custo, levar o partido para a base do Governo”, disseram.
A Direção nega que o PSol esteja “ao menos conversando com PV e o PROS [conforme afirmou Fábio Ribeiro]. Nunca houve esse tipo de conversa. E mais, nós não duvidamos que ele tenha se reunido com esse partido sem o aval da Direção”, atacou.
Os membros disseram ainda que “se tem alguém com predisposição para levar partido para o Governo é ele” e atacaram: “ele está tentando levar o PSol para coligação do PPS na marra. Contra a orientação de todos”. Conforme defenderam os diretores, os únicos partidos com que o PSol pode se coligar é ao PSTU e PCB "que são orientação da Nacional”.
Outro motivo para pedir o afastamento de Fábio Ribeiro do cargo, segundo Quirino, é que ele “plantou a falsa informação de que a Direção estaria organizando uma prévia. Mas não era prévia, era reunião da Direção. Nós não podemos fazer prévia e isso é uma orientação da Nacional. A presidente [professora Dorineide] se sentiu tão constrangida que foi obrigada a se explicar sobre o assunto”, disse ao relatar que a Direção do PSol foi questionada pela Nacional sobre a divulgação da informação.
“O Fábio Ribeiro vem agindo em desconformidade com o partido. As entrevistas que ele dá sem autorização, as atitudes são unilateral, os acordos verbais, de Direção. A realidade é que ele quer levar o PSol como sub-legenda”, disse.
A Direção Estadual afirma que ele já está afastado e que eles têm o poder, sim, para afastá-lo. “Ele terá direito de fazer a defesa, mas ele está afastado e nós temos poder para fazer isso sim”, afirmaram convictamente.
Na reunião da Direção em que foi escolhido como pré-candidato Elvio Quirino, o coordenador informou que todos os que tinham intenção em disputar uma vaga e puderam comparecer, estavam presentes. “A Direção tomou a decisão na sexta [23]. De 12 participantes, nove votaram a favor e houve uma abstenção”.
A Direção admitiu que ainda não comunicou oficialmente Fábio Ribeiro: “estamos preparando a documentação, mas nós temos poder para isso”, reafirmaram.
Comentários (0)